Prazo para explicação

Barjas Negri pede que Lula explique acusação feita em debate

Autor

20 de outubro de 2006, 20h15

O ex-ministro da Saúde Barjas Negri, hoje prefeito de Piracicaba (SP), entrou com ação no Supremo Tribunal Federal pedindo que Lula seja intimado a dar explicações sobre a afirmação de que Negri tem envolvimento com a Máfia dos Sanguessugas. O presidente fez a acusação no debate da TV Bandeirantes, no dia 8 de outubro.

O prefeito quer que Lula esclareça “quais foram as transações obscuras praticadas” quando ele exerceu o cargo de ministro da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso.

Consta na petição que Lula perguntou ao seu adversário, Geraldo Alckmin: “Governador, o seu companheiro de partido, Barjas Negri, foi secretário-geral do Ministério da Saúde, foi ministro da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso. Foi nessa época que a máfia dos vampiros e dos sanguessugas se consolidaram, causando sérios prejuízos à nação. Apesar disso, depois que deixou o ministério, o senhor Barjas Negri tornou-se seu secretário da Habitação. Me diga uma coisa: o senhor sabia ou não sabia das transações obscuras do senhor Barjas Negri quando o convidou para ser seu secretário de Habitação?”

Os advogados de Barjas Negri alegam que a pergunta feita pelo presidente foi ofensiva e que imputa ao ex-ministro “a prática de ilícitos e fraudes, sem entretanto descrever ou precisar as condutas caracterizadoras”.

Caso as explicações sejam satisfatórias, e havendo retratação “cabal das injustas assertivas”, Negri pede que elas sejam transmitidas na forma de direito de resposta (artigo 29 da Lei de Imprensa). Ele pede que a notificação seja expedida o mais breve possível. A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha é a relatora do pedido.

PET 3.774

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!