Sexo na sacristia

Igreja católica enfrenta outro caso de abuso sexual nos EUA

Autor

19 de outubro de 2006, 12h50

Mais um escândalo jurídico nos EUA a envolver Igreja católica: um homem que alega ter sido sexualmente abusado por dois padres, nos anos 80, entrou com ação contra a Arquidiocese de Miami, acusando-a de negligência e de nada ter feito mesmo tendo conhecimento da prática do abuso.

Segundo o site Findlaw, um homem de 39 anos de idade, identificado como John Doe Número 25, declarou que quando tinha 14 anos sofreu abuso sexual dos padres Gustavo Miyares e Pedro Jove, num acampamento de verão do Seminário Regional São Vicente de Paulo, na praia de Boynton, na Flórida. A ação foi ajuizada nesta quarta-feira na Corte do Condado de Dade, na área metropolitana de Miami.

“Os padres se interessaram pelo garoto e passaram a molestá-lo. Depois o chamaram a seus quartos, lhe deram algo, e o conduziram à sessão de abuso sexual”, diz o advogado da suposta vítima, Jeffrey Herman. A Arquidiocese de Miami havia sido notificada da inicial em 4 de outubro, em carta enviada pela vítima.

“Um representante oficial da Arquidiocese já visitou a casa da vítima, que não mora mais na Flórida, encontrou-se com ela e sua esposa e ofereceu acompanhamento psicológico e aconselhamento pastoral”, admitiu a porta-voz da Arquidiocese de Miami, Mary Ross Agosta. “Mais uma vez pedimos desculpas à vítima e rezamos para que sua viagem rumo à cura tenha início”.

Um dos acusados, o padre Miyares, hoje com 59 anos, muito popular na comunidade de cubanos exilados de Miami, já renunciou da cargo de pároco da igreja da Imaculada Conceição. O padre Jove, também de 59 anos, já havia abandonado o sacerdócio. Atualmente, comanda a Aliança pela Idade, uma ONG de Miami para idosos. Em carta divulgada por seu advogado, ele diz que passou “muito tempo fugindo de meu passado,e agora chegou a hora de tomar controle de minha vida

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!