Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Briga de jogo

Goleiro do Santos é condenado por xingar jornalista

Fábio Costa, goleiro do Santos Futebol Clube, foi condenado a pagar indenização de R$ 15 mil para a jornalista Ana Paula Damasceno de Souza, da TV Horizonte, de Minas Gerais. A decisão é da 27ª Vara Cível de Belo Horizonte, que entendeu que o atleta ofendeu a repórter após uma partida no estádio Magalhães Pinto, o Mineirão.

O fato aconteceu em 2004, época em que Fábio Costa defendia o Corinthians, numa partida contra o Atlético Mineiro. Consta nos autos que, no final do jogo, a jornalista pediu uma declaração ao jogador e ele não quis falar. Com isso, o auxiliar que acompanhava a Ana Paula fez uma crítica sobre o comportamento do atleta com a imprensa.

Depois disso, conforme a inicial, o jogador tentou agredir fisicamente o auxiliar e passou a xingar a jornalista. Chamou a repórter de “loira burra”, de “maria-chuteira” e disse que Ana Paula queria aparecer “para ver se conseguia um emprego em São Paulo”.

À Justiça, a jornalista alegou que o fato causou repercussões negativas na vida profissional, no seu círculo social e nas escolas em que dá aulas. Argumentou ainda que, profissionalmente, passou a ser conhecida como a repórter que brigou com Fábio Costa na saída do vestiário. Além disso, disse que é comum o goleiro se envolver com brigas.

Fábio Costa alegou que Ana Paula não conseguiu comprovar o fato, nem os danos causados. Sustentou ainda a impossibilidade jurídica do pedido, uma vez que a matéria não é de natureza cível e, sim, criminal. Por fim, disse que o acontecido era comum ao cotidiano da profissão, tanto da dele, jogador, quanto da dela, jornalista.

O juiz não aceitou os argumentos do goleiro. Segundo ele, “as ofensas citadas configuram-se, indubitavelmente, a prática do crime de injúria, previsto no Código Penal Brasileiro, e é passível de indenização”. Ele ressaltou que a confirmação do fato foi possível devido ao depoimento de duas testemunhas, também jornalistas, que presenciaram a agressão e pela confirmação do réu da ocorrência da discussão com a jornalista.

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Revista Consultor Jurídico, 19 de outubro de 2006, 13h50

Comentários de leitores

2 comentários

Mais uma que procura ganhar beneficos financeir...

Capitão (Estudante de Direito)

Mais uma que procura ganhar beneficos financeiros e virar noticia na mídia as custas de jogador de fubetol , especialmente, aqueles que nao controlam o nervosimo apos uma partida de futebol.

Esse cara não se emenda. Tá na hora do Santos F...

Armando do Prado (Professor)

Esse cara não se emenda. Tá na hora do Santos FC dar chance ao grande goleiro reserva de apenas 18 anos.

Comentários encerrados em 27/10/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.