Interesse da União

Crime contra INSS deve ser julgado pela Justiça Federal

Autor

18 de outubro de 2006, 6h00

Ação penal contra acusado de ter usado documento falso em banco privado para fraudar o INSS deve ser julgada pela Justiça Federal. O entendimento unânime é da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, ao julgar o mérito do pedido de Habeas Corpus de Espedito Pereira das Neves.

O relator, ministro Joaquim Barbosa, entendeu que ainda que os documentos falsos tenham sido utilizados em um banco privado, a falsificação, por si só, configura infração penal praticada contra interesse de órgão federal, no caso o INSS, o que justifica a competência da Justiça Federal.

A defesa sustentou que seu cliente sofria constrangimento ilegal, uma vez que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região havia entendido que o caso era competência da Justiça Federal. Mas, posteriormente, o Superior Tribunal de Justiça instituiu a competência da Justiça Estadual para a causa.

A defesa argumentou que, por se tratar de falsa Certidão Negativa de Débito expedida em desfavor do INSS, a competência é da Justiça Federal, mesmo que o documento tenha sido utilizado para obter refinanciamento no banco.

HC 85.773

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!