Consultor Jurídico

É preciso transparência para não afetar credibilidade

17 de outubro de 2006, 19h01

Por Carlos Teixeira Leite Filho

imprimir

Durante uma campanha eleitoral, Joaquim Nabuco afirmou que “para que os conservadores voltem ao poder é preciso que nós, homens da reforma e do movimento, lhes deixemos a eles, os homens da conservação, alguma coisa que mereça ser conservada. O período atual, porém, não é de conservação, é de reforma”.

Portanto, no contexto atual em que muito se aproveita dessa idéia de aprimoramento, aliás, que deve ser prestigiado e compartilhado, o que não podemos é assistir inertes ou mais lentos a todas as transformações daí decorrentes. Especialmente, quando, a esse pretexto, surgem deturpações que, não raras vezes, afetam nossa independência ou nossa atividade fim.

A propósito, estudos e pesquisas revelam o que se pensa a nosso respeito e, mais do que isso, o que se espera. Daí resulta nossa obrigação de agir para afastar aquela sensação “de vivermos no país do faz-de-conta”, explicada com propriedade pelo ministro Marco Aurélio. Embora a afirmação tenha sido feita por outra causa, é desse mesmo momento, de descaso e menosprezo pelas instituições públicas.

Logo, para não afetar a credibilidade institucional e do que emana da nossa função é imperativo permanecer no universo da transparência e revelar, sem timidez, que, se por razões estruturais a eficiência oscilar e não ser satisfatória a prestação jurisdicional, tal não ocorre com o preparo, o talento e a seriedade dos magistrados.

Assim, nesse vértice, com satisfação, destaco o esforço desenvolvido pela direção da Apamagis — Associação Paulista de Magistrados nos últimos meses e não menos estimulado diante dos rumos definidos ao Tribunal de Justiça, por certo e tão logo superado o que vem de uma ou outra novidade, ouso à certeza de que a nós, juízes, restará apenas uma e fundamental coisa a conservar, aliás, o que nunca faltou, mesmo porque, um dote: a integridade.

Artigo publicado originalmente na Tribuna da Magistratura, o jornal da Apamagis.