Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nome limpo

União deve tirar inscrição do estado do Piauí do Siafi

A União está obrigada a retirar a inscrição do estado do Piauí no Siafi — Sistema Integrado de Administração Financeira, por causa de um convênio assinado entre o estado e a Funasa para concluir o sistema de esgoto sanitário de uma cidade piauiense. A decisão liminar é do ministro Sepúlveda Pertence.

A Ação Cautelar foi proposta pelo estado contra a União para manter o Convênio 2.237. A parceria foi firmada em dezembro de 1999 e vigorou até dezembro de 2001. Só que a Funasa não aceitou as prestações de contas do estado e encaminhou seu nome ao Siafi, além de instaurar Tomada de Contas Especial contra os ex-gestores do convênio.

Com a instauração da tomada de contas, o estado de Piauí argumenta que a Funasa deveria ter excluído seu nome do Siafi, de acordo com a determinação da Secretaria do Tesouro Nacional, na Instrução Normativa 01/97.

No Supremo, o estado pediu liminar para determinar à União e à Funasa que retirem o Piauí dos cadastros do Siafi ou de qualquer outro cadastro de inadimplentes de responsabilidade da União. O pedido foi aceito por Pertence.

AC 1.408

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Revista Consultor Jurídico, 16 de outubro de 2006, 17h10

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 24/10/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.