Confusão eleitoral

Alckmin diz que não sabia de panfleto com foto de Lula e número 45

Autor

16 de outubro de 2006, 14h44

O candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin afirmou que soube da existência de panfletos com a foto de Luiz Inácio Lula da Silva e o número 45, do PSDB, com a representação apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral pelos petistas. Na defesa apresentada ao TSE, a coligação tucana diz que a propaganda eleitoral transmitida em rádio, TV, e em todo o material de campanha, sempre vinculou o número 45 com Geraldo Alckmin.

A coligação de Lula quer responsabilizar Alckmin e afirma que os panfletos certamente confundiram o eleitor e foram distribuídos na véspera e no dia do primeiro turno da eleição (1º de outubro) no interior de Pernambuco. A ação também é movida contra Oswaldo Coelho (PFL), candidato a deputado federal; Geraldo Coelho (PFL), candidato a deputado estadual; Jarbas Vasconcelos (PMDB), candidato eleito ao senado; e Mendonça Filho (PFL), candidato a governador. Seus nomes estavam no mesmo panfleto, que continham instruções de como e em quem votar.

Para a defesa de Alckmin, é “incrível imaginar que a imperceptível distribuição de uns poucos panfletos pudesse se erigir em uma prática de propaganda engendrada pelo comando da campanha”.

Segundo a coligação tucana, “essa conduta não se imputa aos representados que são identificados como meros beneficiários. Os representados jamais autorizaram quer a confecção quer a distribuição dos panfletos em comento, não sendo possível que sejam apenados por conduta de terceiros”. A defesa pede que a representação seja considerada inepta e julgada improcedente.

RP 1.258

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!