Excesso de prazo

Mecânico acusado de assassinato não consegue trancar ação

Autor

14 de outubro de 2006, 7h00

Um mecânico condenado pela morte do segurança Benedito Gomes Maranhão não conseguiu trancar ação penal. A decisão liminar é do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal.

A defesa do mecânico alegou que a instrução criminal não terminou, porque o processo está parado, aguardando cumprimento de diligência determinada elo juiz do Tribunal do Júri. Conta nos autos, que a diligência — perícia traumatológica realizada no corpo do paciente — foi determinada no despacho de recebimento da denúncia e o resultado ainda não foi remetido aos autos da ação penal.

Os advogados admitem ainda a hipótese de encerramento da instrução criminal na data da inquirição da última testemunha, em 14 de julho de 2005. Sustentam que o mecânico está preso há mais de 400 dias sem que as diligências tenham sido produzidas, paralisando o processo por tempo indefinido.

Segundo o ministro Joaquim Barbosa, através dos documentos juntados aos autos, não foi possível constatar a ocorrência de excesso de prazo para o julgamento da ação penal de origem. Além disso, ressaltou que “a liminar é uma medida de caráter excepcional, uma vez que materializa verdadeira inversão na ordem natural do processo”.

HC 89.817

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!