Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Competência da Polícia

Adepol questiona resolução do CNMP sobre investigação criminal

A Adepol — Associação dos Delegados de Polícia do Brasil está questionando, no Supremo Tribunal Federal, a Resolução 13/06 do Conselho Nacional do Ministério Público. O texto regulamenta a investigação criminal pelos membros do MP. O relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

A associação também questiona dispositivos da Lei 8.625/93 e da Lei Complementar 75/93, que tratam do mesmo tema. A Adepol alega ofensa constitucional em relação às atribuições de membros do MP que “passarão a colher, diretamente e sem qualquer controle, as provas da fase preliminar e, depois, a de emitir a opinio delicti [suspeita de existência de delito], desencadeando a ação penal, com base nas provas produzidas, ao seu talante (arbítrio)”.

Para o advogado que representa a Adepol, de acordo com a Constituição e o sistema processual em vigor, a participação do MP na fase de produção de provas, na instauração e, ao mesmo tempo, presidindo o inquérito penal “tornaria nula toda a ação penal”, pois viola o devido processo legal, de acordo com o artigo 5º, inciso LIV da Constituição Federal.

Quanto à Resolução 13/06, a associação aponta inconstitucionalidade formal, já que a norma só poderia ser editada pela União, a quem cabe legislar sobre direito processual, de acordo com o artigo 22, inciso I, da Constituição.

ADI 3.806

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Revista Consultor Jurídico, 12 de outubro de 2006, 7h00

Comentários de leitores

19 comentários

Eu concordo. Que medo do MP!! A OAB está com me...

Lu2007 (Advogado Autônomo)

Eu concordo. Que medo do MP!! A OAB está com medo da OAB? eu não tenho medo do poder investigatório do MP. Eu , como cidadã, me privilegio dos seus poderes pq ele defende a sociedade............e defende meu dinheiro quando político ladrão mete a mão!!!!

Não existe nenhum artigo na CF dizendo que o po...

Lu2007 (Advogado Autônomo)

Não existe nenhum artigo na CF dizendo que o poder de investigar é monopólio da ´polícia. E a policia faz bem em investigar junto com o MP!

E se levassem meu vizinho judeu, mesmo eu send...

Lu2007 (Advogado Autônomo)

E se levassem meu vizinho judeu, mesmo eu sendo católica, eu não ia me calar e ia , sim , me importar!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 20/10/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.