Consultor Jurídico

Comentários de leitores

14 comentários

Sr.João Mariosi peço encaricidamente que andame...

mimi (Outros)

Sr.João Mariosi peço encaricidamente que andamento no processo de relaxamento de prisão(10321-8/07,IP 415/2007)Wanderson Kaique Ribeiro da Silva Processo Hbc 2007.00.2.015237-1 seja realizado com rapidez muito obrigada!

Perdão pelo erro de digitação. Onde se lê milhi...

Ricardo Occhi (Advogado Associado a Escritório)

Perdão pelo erro de digitação. Onde se lê milhionária, leia-se milionária. Acontece.

e mais, concordo plenamente com o advogado curi...

Ricardo Occhi (Advogado Associado a Escritório)

e mais, concordo plenamente com o advogado curioso. Se fosse o contrário os pilotos brasileiros já estariam presos desde do dia em que o avião caiu, seriam condenados a pagar uma indenização milhonária e seriam proibidos de voar sobre o espaço aério do Norte-americanos. Mas aqui no Brasil, não. Eles ainda estão soltos aguardando o desfecho das investigações... Justiça é a brasileira. E para o conhecimento de alguns colegas as famílias são tão interessadas ad causam para a indenização quanto a GOL. A retenção do avião foi a medida mais acertada que aconteceu até agora, pois se ficar comprovada a culpa dos pilotos as famílias também poderão pedir indenização em face da empresa dona do Jato Legacy, nos termos do arts. 186 e 927 do Código Civil. A indenização devida pela GOL é decorrente do CDC que, dispõe que é obrigação do transportador entregar os transportados em segurança no local de destino. Esse responsabilidade é objetiva. Já a empresa dona do Legacy possui responsabilidade subjetiva, pois não era tranpostadora das vítima da GOL, mas caso dique provado que seus pilotos praticaram ato ilícito (art. 186 CC) poderá ser acionada perante o Judiciário para indenizar as famílias das vítimas além de indenizar a GOL. Tenho certeza que alguns discordarão do meu raciocínio, mas nos Estados Unidos da América eles pensariam como eu se fosse o contrário. Mais uma vez, parabéns ao Dr. João Mariosi.

Tive a honra e o privilégio de ser aluno do Emi...

Ricardo Occhi (Advogado Associado a Escritório)

Tive a honra e o privilégio de ser aluno do Eminente Dr. João Mariosi. Homem sensato e justo. Meus parabéns!!!

O colega Patuléia está errado!!! Decerto, o qu...

Ruberval, de Apiacás, MT (Engenheiro)

O colega Patuléia está errado!!! Decerto, o que houve foi usurpação de função pública, pois matar é o que o Estado faz com os pobres contribuintes e cidadãos que estão na miséria.

Culpa dos pilotos americanos - Se ficar provado...

Julius Cesar (Bacharel)

Culpa dos pilotos americanos - Se ficar provado que o erro foi humano ( e não falha de equipamentos ) então o crime dos pilotos americanos será o de homicidio culposo. A pena será altissima , uma vez que ela será fixada pelo juiz criminal levando-se em conta as agravantes e atenuantes e depois será multiplicada por 154. numero de vítimas. Se entretanto a justiça entender que foi uma fatalidade, eles serão absolvidos e poderão voltar em paz para os Estados Unidos. Que Deus ilumine o Juiz Criminal encarregado do feito na hora de prolatar sua sentença. Que ela de fato faça justiça aos familiares das vítimas e aos pilotos americanos.

...mais uma coisinha, tem professor (sic) de pe...

Robespierre (Outros)

...mais uma coisinha, tem professor (sic) de penal, dizendo a seus alunos que o episódio configura dolo eventual. realmente, o ensino nacional tá no fundo do posso. foi no máximo, homícidio culposo, nunca dolo eventual, porquanto os pilotos, por mais irresponsáveis que sejam, praticaram negligência, temeridade, mas não quiseram assassinar 154 viventes...

...acertou a justiça brasileira. até que enfim...

Robespierre (Outros)

...acertou a justiça brasileira. até que enfim. se fosse em território gringo, com pilotos brasileiros, uma hora dessas estariam em guantánamo (aquela base roubada dos cubanos) sendo torturados para confessarem que pertencem ao grupo de bin laden. é impressionante o alinhamento irresponsável que alguns brasileiros (?!) têm com os imperialistas. continuam alinhados mesmo quando a própria justiça norte-americana reconhece a correçaõ da decisão tupiniquim. vou além: o m.p. deveria imediatamente pedir a prisão dos pilotos, pois é claro a ameaça que representam para o bom andamento do inquérito, em termos de mobilização do tal clamor yankee. e mais: podem desaparecer a qualquer momento, fugindo ou sendo "justiçado" por algum inconformado com o homicídio culposo.

Quem viver, verá ! ! !

A.G. Moreira (Consultor)

Quem viver, verá ! ! !

Decisão acertadíssima!!!

Sérgio Niemeyer (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Decisão acertadíssima!!!

Meu Caro Adiel, Não se pode misturar dor e p...

A.G. Moreira (Consultor)

Meu Caro Adiel, Não se pode misturar dor e perda irreparável, com a Lei ou a sensatez e lucidez do Direito . Nem 1.000.000 de Legacy's pagariam ou compensariam as vidas perdidas e a dor de quem as chora ! Entretanto, não se pode julgar atendendo o "clamor" ou o estado de espírito dos envolvidos . 1 - Ainda não está provado de quem foi a culpa do acidente ; 2 - Pode haver, alguma, parcela de culpa do Piloto do Legacy ( conforme acusa a Aeronautica Civil ). Entretanto, os "Controladores de Vôo" ( que alegam haver tentado contato por 7 vezes , com o Legacy, sem resposta ) ainda não responderam porque FORAM OMISSOS em NÃO AVISAR O AVIÃO DA GOL , do perigo que esta iminente ; 3 - Quanto aos advogados que ( representando um familiar de uma vítima ) , solicitaram a apreensão do Legacy e a decisão do Desembargador em conceder a liminar, trata-se de um equívoco ou de sensacionalismo . Porque quem tem a prioridade para solicitar esta medida judicial seria a GOL . - Porquê ??? 4 - Porque é a GOL que terá de indenizar todas as famílias das vítimas, por força contratual : ( Passagem Aérea ) ; 5 - A GOL , como todas as Cias, Aéreas, atendendo Normas Internacionais e por determinação legal , mantém Contrato de Seguro com Empresa de Porte , que deverá pagar a cada uma das famílias dos vitimados . 6 - Isto posto, eu pergunto : Para quê, a pessoa errada, intempestivamente, solicitar a apreensão do avião ? ? ? 7 - Por isto, eu repito : " Tem gente que, aproveita , qualquer desgraça, para aparecer na mídia . Este, é o caso de quem pediu a liminar e de quem a concedeu . "

Prezado A.G.Moreira, A questão não é tão si...

Adiel Muniz (Outros)

Prezado A.G.Moreira, A questão não é tão simples assim, pois acredito que esta desgraça não bateu na sua porta, pois se batesse estaria aplaudindo a decisão do Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal em bloquear a saída do Legacy, naõ pelo fato da indenização em si, pois não há como reparar o irrepararável, onde de forma "in tese" irresponsável foram tiradas 154 vidas e deixando cerca de 100 órfãos. A situação é muito mais complexa do que imagina, pois não fazemos parte daqueles que perderam seus entes queridos.

Tem gente que, aproveita , qualquer desgraça, p...

A.G. Moreira (Consultor)

Tem gente que, aproveita , qualquer desgraça, para aparecer na mídia . Este, é o caso de quem pede e de quem concede .

é isso aí Patuleia, o professor é ruim mesmo, q...

advogado curioso (Advogado Autônomo)

é isso aí Patuleia, o professor é ruim mesmo, qual a faculdade que ele leciona ? andar na contra mão na Rebouças, 9 de julho, 23 de maio ou qualquer rua, não é crime (homicio culposo) ainda mais se não estiver na direção, comando do avião, ou foi dar um beijinho, não o caso, foi dar uma cagadinha e deixou no piloto automatico, passou por Brasilia e bateu, tem que ser preso, Brasileiro nos Estados Unidos, dirigiu errado, tem de ir ao tribunal aceitar que errou e pagar a multa (ou indenização) caso contrário não sai do país, alguem ai já foi multado no transito americano, sabe disso ou não ??????? experimente então andar na contra mão, ou vai perguntar ao guarda se ali é contra mão.

Comentar

Comentários encerrados em 16/10/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.