Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Mapa da votação

Lula obtém 93% dos votos em Manaquiri, no Amazonas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, registrou a maior vitória eleitoral no primeiro turno das eleições em Manaquiri, no Amazonas, a 61 km de Manaus. Lá, o presidente obteve o apoio quase unânime dos 8.798 (93,37%) eleitores do município.

Em contrapartida, o nome do presidente foi rechaçado pela esmagadora maioria dos 2.111 eleitores de Arroio do Padre, no Rio Grande do Sul. Na pequena cidade, próxima de Pelotas e a 268 km de Porto Alegre, o presidente Lula obteve apenas 11,41% dos votos. No local, a população é de 2.706 habitantes.

Também veio dos pampas o maior apoio proporcional à pretensão do ex-governador paulista Geraldo Alckmin de ocupar o gabinete do terceiro andar do Palácio do Planalto. Mais de 80% (exatos 82,81%) dos eleitores de Ipiranga do Sul, a 349 km de Porto Alegre (RS), foram às urnas para votar em peso no candidato da coligação PSDB-PFL.

Mas, se o candidato tucano foi bem nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o mesmo não se pode dizer em relação ao Norte e Nordeste. Na cidade de Central do Maranhão, a 100 km de São Luís, o candidato Geraldo Alckmin só conseguiu 3,92% dos votos dos 5.341 eleitores do município.

Outros candidatos

O maior apoio percentual dado ao candidato Cristovam Buarque, do PDT, não veio de Brasília, onde ele tem sua base política, nem de Recife, sua terra natal. A maior votação proporcional ocorreu na cidade de Calmon, em Santa Catarina, onde o pedetista recebeu 27,37% dos votos locais. Em Anhanguera, em Goiás, o pedetista obteve apenas 0,15% da preferência do eleitorado.

Já a senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL, fez bonito em sua base, Maceió, onde obteve 24,51% da votação de seus conterrâneos. Muito acima da aceitação nacional, que ficou abaixo de 7%. E onde ela teve menos votos foi no pequeno município de Sampaio, em Tocantins, onde obteve só 0,16% dos votos.

Maiores votações nos estados

Por estado, o presidente Lula também foi proporcionalmente mais votado no Amazonas, onde alcançou 78,07% dos votos. Lá, Geraldo Alckmin obteve 12,45% da preferência do eleitorado.

O candidato Lula foi mais votado, em segundo lugar, no Maranhão, com 75,5% dos votos. Neste estado, o candidato do PSDB obteve 18,81% dos votos.

Alckmin obteve a maior votação proporcional no estado de Roraima, onde alcançou 59,73% dos votos. Lá, o candidato Lula obteve 26,15%. O segundo estado onde o tucano foi mais votado é Santa Catarina, onde obteve 56,61% dos votos. Nesse estado, o presidente Lula alcançou 33,22% dos votos.

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Revista Consultor Jurídico, 3 de outubro de 2006, 18h33

Comentários de leitores

9 comentários

Ë o Eleitor Paulista, sabe votar - Maluf - o ma...

Diaz (Contabilista)

Ë o Eleitor Paulista, sabe votar - Maluf - o maior ladrao público deste país, quase 750.000 votos, Clodovil -grande liderança 470.000 votos - Frank Aguiar - eleito, nao me lembro com quantos votos. Ora por favor, vamos fazer comentários sérios e responsáveis.

O Professor Armando do Prado tem toda razão, o ...

JPLima (Outro)

O Professor Armando do Prado tem toda razão, o Eleitor Paulista sabe votar: 11.927.802 eleitores votaram no Alckimin, Parabéns São Paulo. Dia 29/10 vamos aumentar este percentual.

Meu caro Professor Arnaldo, Com o LuLLa que ch...

JPLima (Outro)

Meu caro Professor Arnaldo, Com o LuLLa que chama as vítimas do acidente com o avião da Gol de "ante-queridos", o tratamento é de pobresa, mesmo com "s". E o norte e nordeste, com ele, irão continuar na PobreSa. E por falar em Lulla, o Senhor sumiu. O que houve foi o efeito Alckimin?

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 11/10/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.