
Jornalistas pagos para escrever contra Cuba são demitidos

Jesus Diaz Jr, publisher do jornal americano The Miami Herald deixou seu cargo nesta terça-feira (3/9),
como conseqüência da recente revelação de que jornalistas da publicação em espanhol daquele matutino,
o El Nuevo Herald, eram pagos pelo governo dos EUA para atacar o governo de Cuba.

Diaz também se demitiu do cargo de presidente da empresa Miami Herald Media Co. Em carta aos
leitores, o editor disse que a empresa que publica os jornais deveria recontratar os jornalistas demitidos.
O cargo será assumido por David Landsberg, que vinha ocupando o cargo de gerente-geral, informou a
The McClatchy Company, empresa do conglomerado e que tem base em Sacramento, Califórnia

Uma reportagem publicada em 8 de setembro passado, na edição online do jornal, afirmava que o
governo americano pagou milhares de dólares durante vários anos a pelo menos dez jornalistas de Miami
para que veiculassem histórias negativas sobre Cuba e seu líder, Fidel Castro.

Esses jornalistas, segundo o The Miami Herald, recebiam pagamentos regulares do governo dos Estados
Unidos para produzir programas na Rádio e na TV Martí. As duas emissoras, administradas pelo
governo americano, transmitem notícias e programas em espanhol para Cuba e, conforme a reportagem,
têm o objetivo de “minar o governo comunista de Fidel Castro e promover a democracia e a liberdade
em Cuba.”

Segundo o The Miami Herald, os três jornalistas que recebiam as somas mais altas trabalhavam para o 
El Nuevo Herald, jornal de língua espanhola publicado pela mesma empresa do The Miami Herald

.

Um deles, Pablo Alfonso, que tem uma coluna de opinião no El Nuevo Herald, recebeu US$ 175 mil
para apresentar programas nas duas emissoras. O repórter Wilfredo Cancio Isla recebeu US$ 15 mil, e a
freelancer Olga Connor, US$ 71 mil. Os três foram demitidos e não comentaram o assunto. Na época,
Jesus Diaz Jr. acusou os jornalistas envolvidos de violarem a “sagrada confiança” do público.

Um porta-voz das emissoras administradas pelo governo dos EUA, Joe O´Connell, negou qualquer
irregularidade e afirmou que os jornalistas simplesmente foram pagos por suas contribuições e seu
conhecimento a respeito da política cubana.

Date Created
03/10/2006

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image foundImage not found or type unknown

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 03/10/2006


