Trabalho eleitoral

Resultado oficial da eleição será proclamado até quarta-feira

Autor

2 de outubro de 2006, 11h09

Pela legislação o presidente do TSE tem até o dia 14 de outubro para anunciar o resultado das urnas. O ministro Marco Aurélio, que ocupa o cargo, afirmou, no entanto, que pretende anunciar esse resultado até a próxima quarta-feira e que 48h após o anuncio dos resultados já deve começar a ser veiculada a propaganda dos candidatos para o segundo turno.

“Temos a confirmação do êxito do sistema adotado no Brasil. Encerramos a votação em todo território nacional considerada a hora de Brasília, às 19h. E estamos aqui para anunciar antes do final do dia que do eleitorado de 125.913.479, houve uma abstenção de 16%”, observou o presidente do TSE ressaltando a rapidez da apuração.

O presidente do TSE ressaltou que o perfil dos candidatos do segundo turno deverão ser revelados por meio de suas propostas e que como eleitor gostaria de ver os candidatos presentes no debate. Ainda como eleitor, provocado, Marco Aurélio disse estar desapontado com a eleição de alguns candidatos.

“Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido. Os próprios eleitores fizeram a sua escolha”, comenta Marco Aurélio explicando que bons ou ruins, a avaliação sobre os candidatos é do povo. O presidente do TSE disse ainda que antes de se elegerem, os candidatos passam por três crivos. Primeiro, o do partido político, depois, o da Justiça Eleitoral e, por fim, da população.

Novos rumos

O presidente do TSE voltou a afirmar que a minirreforma eleitoral implicou avanço. “Em termos da homenagem, agora é muito mais ao perfil do candidato do que ao aspecto simplesmente formal e marketeiro. Podemos chegar a essa conclusão a partir da proibição de showmícios, da proibição de outdoors e distribuição de brindes que a rigor resultavam em uma captação ilícita de votos”, disse.

Marco Aurélio entende como necessária a reforma política no país mas ressalva que isso dependerá de uma opção legislativa dos representantes do povo, os deputados federais e dos representantes dos estados, os senadores da República.

O presidente do TSE sugere que uma das alterações a serem feitas poderia ser o custeio estritamente público da campanha eleitoral. “Se não imaginamos na vida econômica altruísmo, podemos perceber que o financiamento de uma certa campanha pública por particular visa resultado. E é triste imaginar esse resultado a partir do mandato exercido”, conclui.

Tempo de propaganda

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa 48 horas depois da divulgação oficial dos resultados do primeiro turno das eleições. E termina no dia 27 de outubro, dois dias antes do 2º turno.

Cada candidato, à Presidência ou para governador, tem direito a 20 minutos de propaganda em bloco divididos em duas etapas, de 10 minutos. A propaganda será transmitida todos os dias, inclusive aos domingos, às 7 horas e às 12 horas no rádio e às 13 horas e às 20h30 na televisão, com base no horário de Brasília.

O tempo diário reservado às inserções será de 30 minutos diários, sendo 15 minutos para a campanha de presidente da República e 15 minutos para a campanha de governador, divididos igualitariamente entre os candidatos.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!