Davi e Golias

Micro vence gigante em disputa anti-truste nos Estados Unidos

Autor

2 de outubro de 2006, 18h48

A Suprema Corte dos EUA descartou nesta segunda-feira (2/10) rejeitou recurso da companhia aérea Northwest Airlines, uma da gigantes do setor no mercado americano, e a Spirit Airlines, numa ação anti-truste movida pela Spirit, uma competidora tida como micro para os padrões da aviação dos EUA. As informações são do site Findlaw.

Há seis anos a Spirit entrou com uma ação contra a Northwest acusando-a de praticar “preços predatórios”. Por causa desta campanha, a Spirit teria sido obrigada a abandonar duas linhas de vôo, partindo de Detroit para Boston e para a Filadélfia. A acusação, baseada na lei anti-truste, enquadrava a acusada numa suposta campanha de dumping.

Uma corte distrital decidiu a favor da Northwest, mas a Sexta Corte de Apelações reformou a sentença a favor da Spirit. A Northwest recorreu. Nessa segunda-feira, a Suprema Corte recusou-se a levar o caso adiante, devido à perda de prazo por parte da Northwest.

A empresa ajuizou petição em 17 de julho, mas a ação foi anulada por tal petição ter estourado o prazo legal em cinco dias. A Northwest ainda pediu que a corte reconsiderasse sua petição, a despeito da perda de prazo. Com isso as ações da Northwest, que já está operando em pré-falência, caíram cinco centavos de dólares, ou 7,3%.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!