No meio dos advogados

Alckmin confirma debate com OAB; Lula ainda não respondeu

Autor

2 de outubro de 2006, 17h42

O candidato a presidente da República Geraldo Alckmin aceitou o convite do presidente nacional da OAB, Roberto Busato, para participar de um debate no Conselho Federal da entidade. O evento será na sede da OAB Nacional, em Brasília, no próximo dia 17, às 15h.

O mesmo convite foi formulado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tentará a reeleição, mas até o momento não houve resposta. O segundo turno da eleição presidencial acontecerá no próximo dia 29.

O presidente Lula não participou de nenhum debate promovido pelas redes de televisão, antes do primeiro turno das eleições 2006. No último programa, feito no Rio de Janeiro, pela Rede Globo, a emissora foi avisada pelo Palácio do Planalto, pouco mais de três horas antes do início do debate, de que o presidente não compareceria. Lula preferiu participar do seu último comício em São Bernardo do Campo.

Os três candidatos presentes Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT) criticaram a ausência do presidente.

Palavra da OAB

Roberto Busato considerou que o fato de a população ter se dividido entre duas candidaturas e levado a eleição presidencial para segundo turno é sinal que o debate precisa ser aprofundado. A entidade ainda divulgou nota afirmando que o possível debate entre os dois candidatos, servirá para expor as idéias e compromissos de Lula e Alckmin.

Leia a nota

“A cidadania brasileira está de parabéns. O resultado parcial das eleições de 1º de outubro, estabelecendo segundo turno na disputa para a Presidência da República, mostrou-se, acima de tudo, fator de tranqüilidade social, permitindo que o país amadureça sua opção e avalie com critério e sem paixões programa e perfil dos candidatos e respectivos partidos e alianças.

Eleição não é guerra, nem instrumento de divisão da sociedade – e muito menos pretexto para acirrar luta de classes. Pelo contrário, é oportunidade de fortalecimento das instituições democráticas, de reavaliação de rumos, renovação de lideranças e de propostas.

Para que dela se tire melhor proveito, é preciso que se realize em ambiente de serenidade, espírito cívico e reflexão.

Quando o país se mostra dividido entre duas candidaturas, é sinal de que o debate precisa ser aprofundado, para que haja mais nitidez em torno de cada proposta e de cada conduta.

Com o objetivo de colaborar nesse processo, o Conselho Federal da OAB – tribuna histórica da sociedade civil – convidou os dois candidatos para que, separadamente, compareçam perante seu plenário, em Brasília, para que exponham e debatam suas idéias e compromissos fundamentais.

O Conselho Federal da OAB espera dos candidatos – expoentes da política brasileira – que renovem compromisso com a elevação das práticas públicas, a reforma política, o primado da ética e da compostura e, sobretudo, com a paz social.”

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!