Reencarnação

Maluf lidera votação para deputado federal em São Paulo

Autor

1 de outubro de 2006, 21h24

A Justiça paulista pode ter um ligeiro alívio no volume de processos que a assoberba. É que com a eleição de Paulo Maluf para deputado federal — o candidato mais votado no estado de São paulo até agora — parte de seus processos serão transferidos para Brasília.

Dos processos criminais que enfrenta, o mais sério é o que corre na 4ª Vara da Fazenda Pública, envolvendo as obras da avenida das Águas Espraiadas e as contas do ex-prefeito no exterior. Os processos cíveis, cerca de quarenta, devem ficar em São Paulo. Só há discussão em relação às ações por improbidade administrativa — matéria que o STF ainda discute se cabe foro privilegiado.

Apurados 59% dos votos para deputado federal em São Paulo, o ex-prefeito Paulo Maluf lidera a votação com mais de 400 mil votos. Alvo de uma bateria de processos que questionam a lisura de sua administração como prefeito da capital paulista, Maluf só teve sua candidatura confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral na semana passada

Seguem Maluf na relação dos mais votados em São Paulo, Celso Russomano e o costureiro Clodovil. O campeão de votos das últimas eleições, Enéas Carneiro, aparece em quinto lugar.

Senado colorido

Quem também ressurge politicamente é o ex-presidente Fernando Collor de Mello, que está se elegendo senador por Alagoas. Depois do impeachment e da tentativa frustrada de retomar a carreira política em São Paulo, Collor voltou à sua Alagoas e com 86% dos votos apurados leva uma vantagem de 50 mil votos sobre o segundo colocado, o ex-governador Ronaldo Lessa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!