Consultor Jurídico

Artigos

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Feudos e escravos

Voto Chapa 3 porque a Aasp tem sócios, não donos

Por 

Não tenho tempo para a política, mas não sou alienado. Muito menos escravo. Cumpro meus deveres, pago impostos, sigo as regras inclusive quando discordo delas, mas não me considero servo ou subordinado.

Continuarei fora da política, mas jamais abrirei mão de meu direito de pensar. O advogado está condenado a ser livre. A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) fatura R$ 30 milhões por ano, é rentável e lucrativa, mas não foi criada para “gerar lucro”. Não deveria cobrar anuidades elevadas!

Muitos de seus diretores são meus amigos, são pessoas sérias e honestas. Mas como dizia meu avô, honestidade não é qualidade, é dever. O problema está em que transformaram a Aasp em feudo, há dezena de anos dirigida pelo mesmo grupo de amigos.

Os senhores gostam de alardear que há anos não aumentam a anuidade, quando ao revés deveriam diminuí-la. O resultado continua a crescer, considerando o grande número de novos advogados que a cada ano se associa. Nossos senhores continuam cobrando taxas tanto dos jovens advogados que nem bem se equilibraram como dos velhos que estão desequilibrados!

Acostumaram-se ao poder, gostaram das cadeiras de couro, e passaram a não enxergar o interesse da maioria silenciosa. Nós advogados, a classe que grita por liberdade e direito, mea culpa, acostumamo-nos a votar “a pedido dos amigos”.

Passamos a ser, inconscientemente, servos feudais, cabrestos passivos seguindo as piores práticas do coronelismo! Ou simplesmente abdicamos do dever de votar, o que apenas facilita a perpetuidade.

Voto, portanto, em meu companheiro de escritório Roberto Marques das Neves, integrante da Chapa 3, não só porque conheço sua honestidade há 15 anos, ou porque saiba de sua competência e vocação para a Política.

Antes sim porque penso que é chegada a hora de Renovação, Pluralidade e Transparência. Você aí sabe quanto a Aasp tem em caixa? Por acaso o servo recebeu essa informação dos senhores feudais?

Voto sim na Chapa 3 porque penso que a Aasp tem sócios, não donos. Não é feudo de poucos nem muito menos é formada por escravos, antes por advogados filhos de Rui Barbosa.

Carlos Celso Orcesi da Costa é membro do Instituto dos Advogados de São Paulo, professor da FGV e autor dos livros Código Civil na Visão do Advogado, Tratado do Casamento e do Divórcio e Relação Jurídica Tributária.

Revista Consultor Jurídico, 29 de novembro de 2006, 12h00

Comentários de leitores

5 comentários

Voto na situação, porque a Aasp tem sócios, não...

Maria Lima (Advogado Autônomo)

Voto na situação, porque a Aasp tem sócios, não donos. Desabonar a atual Diretoria e seus Conselheiros, sem imputar-lhes um único fato que autorize esse entendimento, é algo que não se pode levar a sério. Sou advogada. Não posso ler os nomes de alguns concorrentes das Chapas 2 e 3 sem pensar que muitos candidatos, até puerilmente, JÁ associam seus nomes aos seus escritórios. É de lembrar de alguns anúncios da Sadia, e o já famoso vendedor, o Juvenal... Boa votação a todos! Maria Lima

Caro Colega Cleber, Um grande estadista diss...

Sérgio Niemeyer (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Caro Colega Cleber, Um grande estadista disse certa vez em um discurso que os americanos não deveriam ficar só pensando no que o Presidente poderia fazer por eles, mas antes deveriam pensar no que eles poderiam fazer pela pátria. É este o espírito da democracia, mesmo a representativa, já que a fonte soberana do poder está na união e na coesão do povo. Não discrepa em nada se fizermos a transposição daquele discurso para o âmbito das associações de pessoas. Toda associação se traduz na comunhão de esforços de todos os associados, e não de uns poucos, ainda que eleitos para coordenar as ações da associação. Por essas razões, respondo ao seu apelo, dizendo que nós, da CHAPA 3, só poderemos olhar mais para os advogados do interior e adotar ações afirmativas para a consecução de interesses locais se formos eleitos. Todavia, para que isso aconteça, é preciso cooptar o maior número de colegas possíveis que, por comungarem dos mesmos ideais que nós, votem na nossa CHAPA 3. Como já manifestei em outro comentário, pretendemos instituir o voto eletrônico on-line, de modo que todos os associados, espalhados pelos quatro cantos do Estado de São Paulo, poderão participar e votar, não só nas próximas eleições da AASP, mas em todas as Assembléias da entidade. Isso constitui uma proposta concreta de democratização e participação PLURAL, de respeito aos nossos pares, e não uma mera disputa por poder. Muito ao contrário, tal medida permitirá maior rodízio entre os associados na gestão da associação, o que é no mínimo mais saudável do que a perenização de um pequeno e seleto grupo à frente dos negócios sociais. Porém, torno a chamar sua atenção. Para que isso se torne possível os associados não podem omitir-se, deixando de comparecer para votar, do modo como isso hoje é possível. Por que o colega não reúne em sua comarca um número razoável de outros advogados para virem votar na CHAPA 3 no dia 4? Faça isso, entre em contato conosco no e-mail abaixo, ou por telefone (11) 6864-1800, pois há um sem número de pessoas que estão se organizando para fretarem ônibus a fim de virem exercer seu direito de voto. Tudo deve ser meticulosamente arranjando, pois a votação inicia-se às 13:00 horas e termina às 18:00 horas. Faça um bem para si e para a AASP. Ajude-se e assim agindo estará ajudando à AASP e a todos os demais associados que compartilham com o ilustrado colega as mesmas queixas e agruras. A AASP também é sua. A AASP é nossa. Participe. CHAPA 3 - Inovação, Pluralidade e Transparência, este é o nosso compromisso!!! (a) Sérgio Niemeyer Advogado - Professor de Direito - Palestrante - Parecerista sergioniemeyer@adv.oabsp.org.br sergioniemeyer@terra.com.br

O artigo disse tudo. Nada a acrescentar. Sou só...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

O artigo disse tudo. Nada a acrescentar. Sou sócio da AASP há mais de 30 anos e também vejo a nacessidade de renovação, de novas idéias. Por isso votarei na chapa 3 e estpou edindo a todos os colegas que conheço que façam o mesmo. A AASP pode e deve fazer muito mais pelos advogados. Sua fórmula atual é desgastada. O voto pela internet é uma excelente idéia. Isso abre a AASP para que ela , no futuro possa representar a vontade dós sócios. Dia 4, vamos votar na Chapa 3. O 3 é o número perfeito. É o número da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade. Chapa 3.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/12/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.