Feudos e escravos

Voto Chapa 3 porque a Aasp tem sócios, não donos

Autor

  • Carlos Celso Orcesi da Costa

    é membro do Instituto dos Advogados de São Paulo professor da FGV e autor dos livros Código Civil na Visão do Advogado Tratado do Casamento e do Divórcio e Relação Jurídica Tributária.

29 de novembro de 2006, 11h00

Não tenho tempo para a política, mas não sou alienado. Muito menos escravo. Cumpro meus deveres, pago impostos, sigo as regras inclusive quando discordo delas, mas não me considero servo ou subordinado.

Continuarei fora da política, mas jamais abrirei mão de meu direito de pensar. O advogado está condenado a ser livre. A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) fatura R$ 30 milhões por ano, é rentável e lucrativa, mas não foi criada para “gerar lucro”. Não deveria cobrar anuidades elevadas!

Muitos de seus diretores são meus amigos, são pessoas sérias e honestas. Mas como dizia meu avô, honestidade não é qualidade, é dever. O problema está em que transformaram a Aasp em feudo, há dezena de anos dirigida pelo mesmo grupo de amigos.

Os senhores gostam de alardear que há anos não aumentam a anuidade, quando ao revés deveriam diminuí-la. O resultado continua a crescer, considerando o grande número de novos advogados que a cada ano se associa. Nossos senhores continuam cobrando taxas tanto dos jovens advogados que nem bem se equilibraram como dos velhos que estão desequilibrados!

Acostumaram-se ao poder, gostaram das cadeiras de couro, e passaram a não enxergar o interesse da maioria silenciosa. Nós advogados, a classe que grita por liberdade e direito, mea culpa, acostumamo-nos a votar “a pedido dos amigos”.

Passamos a ser, inconscientemente, servos feudais, cabrestos passivos seguindo as piores práticas do coronelismo! Ou simplesmente abdicamos do dever de votar, o que apenas facilita a perpetuidade.

Voto, portanto, em meu companheiro de escritório Roberto Marques das Neves, integrante da Chapa 3, não só porque conheço sua honestidade há 15 anos, ou porque saiba de sua competência e vocação para a Política.

Antes sim porque penso que é chegada a hora de Renovação, Pluralidade e Transparência. Você aí sabe quanto a Aasp tem em caixa? Por acaso o servo recebeu essa informação dos senhores feudais?

Voto sim na Chapa 3 porque penso que a Aasp tem sócios, não donos. Não é feudo de poucos nem muito menos é formada por escravos, antes por advogados filhos de Rui Barbosa.

Autores

  • é membro do Instituto dos Advogados de São Paulo, professor da FGV e autor dos livros Código Civil na Visão do Advogado, Tratado do Casamento e do Divórcio e Relação Jurídica Tributária.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!