Dossiê PT-sanguessugas

Ideli Salvatti quer que Gabeira explique acusações contra ela

Autor

29 de novembro de 2006, 6h00

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) quer que o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) explique declarações em que ele acusa a senadora de envolvimento na compra do dossiê PT-sanguessugas, que comprovaria o envolvimento do tucano José Serra com a Máfia dos Sanguessugas. Ideli entregou ao Supremo Tribunal Federal interpelação judicial.

De acordo com a ação, em entrevista publicada pela imprensa, o deputado defendeu o afastamento de Ideli Salvatti das investigações sobre a compra do dossiê. Gabeira teria afirmado: “o ideal é que ela se afaste das investigações”; “Como uma pessoa pode investigar uma coisa da qual participou?” e “Ela tinha informações que não passou para a comissão. Ela não pode trair seus amigos, mas também não pode trair a CPI”.

A senadora pede que o deputado responda, judicialmente, a questionamentos como quais seriam as informações que ela teria e não passou à CPI.

A interpelação é uma medida preparatória de eventual ação penal por crime comum. O pedido deve ser feito perante o órgão competente para julgar o processo principal, em tese cabível, contra o suposto ofensor. O relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

PET 3.804

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!