Competência do Executivo

Isenção em transporte coletivo só pode ser dada por Executivo

Autor

28 de novembro de 2006, 15h05

Cabe ao Executivo propor lei que cria isenção de tarifa no transporte público. O entendimento é do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Os ministros declararam inconstitucional a Lei 3.479/06, do município de Viamão, que isentou da tarifa no transporte coletivo local aos deficientes mentais carentes.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi proposta pelo prefeito municipal de Viamão. A lei autoriza o Poder Executivo a conceder o passe livre aos deficientes mentais com renda máxima da família de um salário mínimo. A Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social deveria expedir a carteira de saúde para cada beneficiado apresentá-la ao motorista do coletivo. A lei foi proposta inicialmente por um vereador e depois promulgada pelo presidente da câmara municipal.

O desembargador Guinter Spode, relator, concluiu que a propositura de legislação relativa a transporte público é de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo. Em 14 de agosto, o relator já havia suspenso os efeitos da lei liminarmente.

Processo 70015761695

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!