Último tempo

Mais uma chapa se candidata para as eleições da Aasp

Autor

25 de novembro de 2006, 6h01

As eleições para um terço dos conselheiros da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), marcadas para o próximo dia 4, serão mais agitadas do que se pensava. Não bastasse o racha da situação, uma terceira chapa lançou a sua candidatura nesta sexta-feira (24/11).

Fazem parte do grupo: Adriana Montessano, Antônio Craveiro da Silva, Carlos Eduardo Martino, Luciene Ferreira Lacerda, Roberto Marques das Neves, Sérgio Niemeyer e Vladimir Oliveira da Silveira. A chapa tem o apoio do advogado Carlos Celso Orcesi da Costa, superintendente da Associação Comercial de São Paulo.

“Conclamamos todos os associados para votar. Os dirigentes não podem mais ser eleitos por apenas 1% dos associados”, diz Niemeyer. De acordo com ele, como o voto é facultativo, grande parte dos advogados não vota. “A nossa proposta para incentivar e facilitar a vida do associados é permitir a votação pela internet.”

A eleição da diretoria é feita anualmente pelo colégio eleitoral composto por 21 integrantes do conselho diretor da entidade. No sistema de rodízio que rege a composição do conselho, um terço dos conselheiros é renovado a cada ano. Isso significa que o novo presidente será decidido na eleição dos sete conselheiros.

Pela primeira vez na história, dois conselheiros da mesma gestão disputam a presidência da Aasp. Apoiados por lideranças significativas da classe, estão na disputa o atual diretor Sérgio Pinheiro Marçal e o conselheiro Flávio Yarshell.

Pelas contas dos candidatos, Marçal conta com nove votos e Yarshell com oito na atual composição do conselho (excluídos os candidatos em fim de mandato que não pleiteiam a recondução ao cargo e já contabilizados os votos dos conselheiros que concorrem à reeleição). Isso significa que o candidato que conseguir eleger a chapa de sua preferência, deve ser o escolhido para a presidência.

A chapa que apóia Yarshell e quer a renovação é formada por Taís Gasparian, Flávia Rahal, Norma Kyriakos, Durval Figueira, Mario Sérgio Mello Ferreira, Armando Rovai e José Eduardo Loureiro. Taís e Flávia disputam a reeleição. O grupo conta com o apoio de lideranças como Arnaldo Malheiros Filho, José Carlos Dias, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Mário Sérgio Duarte Garcia.

Marçal, que busca a recondução como conselheiro, forma na chapa ao lado de Cibele Marçal Tucci, Domingos Refinetti, Eduardo Reale Ferrari, Arystóbulo de Freitas, Sérgio Rosenthal e Luiz Carlos Moro. Freitas também busca a reeleição. A chapa é apoiada por José Roberto Batochio, Clito Fornaciari, José de Castro Bigi e José Diogo Bastos Neto.

A terceira chapa a concorrer não divulgou qual dos dois pretende apoiar para a Presidência. Poderá, ainda escolher um terceiro conselheiro para o cargo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!