Consultor Jurídico

Notícias

Último tempo

Mais uma chapa se candidata para as eleições da Aasp

Comentários de leitores

9 comentários

Marina Ruggiero (advogada e sócia da Paulo Edua...

marina (Advogado Associado a Escritório - Civil)

Marina Ruggiero (advogada e sócia da Paulo Eduardo Fucci Advocacia) Meu pai, Biasi Ruggiero, foi presidente da AASP e tinha enorme apreço por essa instituição. Com certeza vem daí o meu desejo de ver essa instituição crescer, progredir, ir além. O que, é sabido, é absolutamente possível. Mas, para que isso se concretiza é necessário uma administração inovadora, transparente e aberta. Por essa razão, foi com grande alegria que recebi a notícia da inscrição da CHAPA 3. Estive com os integrantes da chapa, conversei com todos e estou absolutamente convicta que essa é a opção. Po isso, conclamo todos os meus colegas e amigos a votarem na CHAPA 3 no dia 4/12/06. É certo que o voto é facultativo, mas, a AASP é nossa, e isso o torna obrigatório. Como disse Vieira "a omissão é o pecado que se faz não fazendo". Esse pecado eu não quero cometer. Vamos votar!! Faço minhas as palavras de Marina Ruggiero, filha de meu ilustre mestre e sócio, que amava a Associação, tendo dedicado grande parte de sua vida a ela. Por isso apoio integralmente a chapa por ela escolhida. Paulo Eduardo Fucci, advogado e sócio da Paulo Eduardo Fucci Advocacia.

CHAPA 3 Que feliz notícia a candidatura de mai...

Wilma Moretti (Advogado Sócio de Escritório)

CHAPA 3 Que feliz notícia a candidatura de mais uma chapa nas eleições promovidas pela AASP, da qual sou associada há vários anos. E felicidade maior é saber que entre seus integrantes encontra-se o Dr. Sérgio Niemeyer. Sinto-me agora verdadeiramente motivada a participar da eleição porque vejo a possibilidade real de mudanças. Tenho certeza que o Dr. Sérgio e os demais integrantes da Chapa 3 poderão empreender um novo ritmo na AASP, dando-lhe novos contornos e oferecendo serviços mais conformes com a tão difícil vida dos advogados. Conte com o meu voto e daqueles que, como eu, conhecem o seu trabalho e a sua seriedade!

Finalmente nós associados temos a possibilidade...

Ricardo Algarve Gregorio (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Finalmente nós associados temos a possibilidade de escolher uma 3a. opção de pensamento e de atitude ! Tenho acompanhado durante muitos anos a falácia da "renovação" do terço diretor da AASP. Digo falácia porque quase nada se renova quando o assunto é poder ! Aliás, esta é a opinião daqueles que já lançaram seus comentários por aqui. Votar na Chapa 3, é votar numa renovação verdadeira, é votar em quem tem coragem, iniciativa e boas idéias. E essas características sei que Dr. Sérgio Niemeyer tem de sobra. Advogado ético, realmente comprometido com a classe, que não tem vergonha de dizer o que pensa e fazer aquilo que acredita como o mais correto, doa a quem doer. Tenho certeza que a AASP precisa de dirigentes como Niemeyer ! Dr. Sérgio conte com o meu apoio e dos demais sócios e associados de meu escritório. Boa sorte Chapa 3. Ricardo Algarve Gregorio

Embora não seja associada da AASP apoio o dr. S...

Neli (Procurador do Município)

Embora não seja associada da AASP apoio o dr. Sérgio Marçal:homem digno e culto.

Tentei consultar o estatuto da AASP e o estatut...

João Bosco Ferrara (Outros)

Tentei consultar o estatuto da AASP e o estatuto eleitoral, mas o acesso é restrito aos associados. Como não sou associado, não pude compulsá-los. Tal restrição, para mim, já é mostra do quão inapta é a atual diretoria. Toda entidade que se preze deve divulgar seus estatutos para que potenciais pretendentes a se associarem possam conhecer as regras por que se rege. Esse é conhecimento prévio. A clausura de tais documentos confirma a denúncia do Dr. Sérgio Niemeyer e a intuição do ilustre Félix Soibelman, meu conterrâneo. A AASP parece mais uma panelinha, ou um clube dos 21 conselheiros, que apenas usam os demais associados como financiadores dos seus desígnios (dos 21 conselheiros) administrativos. A visão da diretoria parece mesmo míope. Quando tentava acessar os mencionados estatutos, deparei com uma notícia a frontispício na página principal do site da AASP, em que consta o seguinte: "MANIFESTAÇÃO DA AASP SOBRE LISTA DA OAB/SP". Cliquei sobre a manchete da notícia e abriu-se uma outra página, onde se lê: "A Associação dos Advogados de São Paulo vem a público manifestar-se sobre a propalada 'lista negra' produzida pela Seccional paulista da OAB, não para analisar a providência cuja defesa os dirigentes Clique aqui". Ao clicar no local indicado, já pela segunda vez, qual não foi a minha surpresa: restrição do acesso. Isso mesmo, pasmem todos com a burrice atroz da AASP. Afirmam estar vindo a público manifestar-se sobre a lista, mas não dão publicidade à sua manifestação, tanto que só os associados é que podem conhecê-la. Isso reforça os indícios de que a atual administração da AASP prefere a penumbra à clareza. Tenho pena dos paulistas associados a uma entidade que age assim, de modo tão incoerente. Por isso, e acreditando na lealdade de propósitos dessa que se intitula de chapa 3, desejo sorte a seus integrantes, e se tivesse de votar, certamente votaria nela, pois os que lá estão, agindo como agem, jamais mereceriam minha confiança.

Considero extremamente importante a disputa dem...

hypusp (Advogado Autônomo - Administrativa)

Considero extremamente importante a disputa democratica em toda e qualquer eleicao, em especial nas representativas de classe. A existencia de mais uma chapa ja seria de grande importancia à amplitude de escolha e a isto se acresce a qualidade dos membros da chapa 3. Conheco seus articuladores e integrantes na sua maioria inclusive a dra Luciene Ferreira Lacerda, advogada experiente, militante nas questoes da classe e que ocupou inumeros cargos tanto em Santo Amaro como na Seccional Central.Sao todos da paz, mas combativos e corajosos. Aos colegas quero relembrar que a renovacao e necessaria em todos os setores da vida, e isto se contrapoe à perpetuação diretiva da AASP. Tb cumprimento o ilustre advogado Sérgio Niemeyer, que apoia e integra a CHAPA 3 e que por seus depoimentos demonstra conhecer a fundo a estrutura da AASP. Com certeza farao a diferenca na hora da escolha e do trabalho por melhores resultados na direcao do orgao.

Congratulo os eminentes advogados integrantes d...

Dr. Luiz Riccetto Neto (Advogado Sócio de Escritório - Criminal)

Congratulo os eminentes advogados integrantes da CHAPA 3, combativos e corajosos, ousando enfrentar a pretendida perpetuação diretiva da AASP, sem as facilidades proporcionadas aos candidatos da situação. Razão assiste ao ilustre advogado Sérgio Niemeyer, que demonstra conhecer muito bem a estrutura dessa conceituada entidade de classe paulista. A CHAPA 3 tem o apoio deste advogado.

O dr. Sergio tem razão. Eu mesmo, sócio há mais...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

O dr. Sergio tem razão. Eu mesmo, sócio há mais de 30 anos, só votei uma única vez! Atendo à convocação do dr. Sérgio e votarei na chapa 3. Aliás, penso que já é hora de dar à nossa AASP alguma forma de "clube" no bom sentido. Só recortes e cursos não adianta nada. Essa fórmula está se esgotando. Porque não promover o lazer. Quem sabe um salão de sinuca? Um piano-bar? Vamos todos dia 4 às urnas! E o 3 é o número perfeito. Nós, pessoas livres e de bons costumes lá estaremos!

Uma correção. Eu conclamo todos os associados a...

Sérgio Niemeyer (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Uma correção. Eu conclamo todos os associados a votar nas eleições que se avizinham porque o Conselho Diretor da entidade tem sido sucessivamente eleito por menos de 1% (um por cento) dos associados. A AASP possui cerca de 80.000 (oitenta mil) associados, dos quais, comparecem nas eleições anuais apenas uma diminuta fração que varia de 200 a 1.800 (quando tem disputa entre situação e oposição), ou seja, entre 0,25 a 2,25% de todos os associados. Ocorre, e os associados da AASP devem ser alertados para isso, que a entidade conta com um orçamento anual equivalente ao da OAB/SP, pois a anuidade que o associado paga gira em torno de R$ 38 milhões. Ou seja, é o nosso dinheiro que está sendo administrado, por isso devemos participar mais, fiscalizar mais. Porém, tudo conspira para que as pessoas que compõem o Conselho Diretor perpetuem-se no cargo tantas vezes quantas lhes permite o estatuto eleitoral da Associação (recondução por mais duas vezes). O estatuto eleitoral parece ter sido concebido para dificultar a renovação do Conselho Diretor. A convocação dos associados ocorre 20 dias antes da eleição. Depois de inscritas as chapas, resta apenas uma semana para fazer campanha. Pergunto: como é possível comunicar-se como um número tão grande de associados em tão curto espaço de tempo para apresentar propostas de gestão? Impossível!!! Além disso, a situação usa a máquina para se perpetuar no Conselho há décadas. Ou seja, a AASP, que deveria ser uma entidade plural, está, na verdade, nas mãos de um grupo de pessoas que tudo faz para não sair de lá, e quando uns não podem mais se reeleger, passam o bastão para outra pessoa, sempre do mesmo grupo. A proposta de nossa Chapa 3 é incrementar os serviços que a AASP presta aos associados e torná-la uma associação plural, em que o associado tenha gosto de participar e freqüentar, qual um clube, o clube dos advogados, e não apenas uma entidade que fornece aos advogados o recorte com as publicações nos diários oficiais do Estado e da União, o boletim semanal e a Revista do Advogado, a qual aliá tem sido usada para promover amigos e pessoas ligadas aos membros do Conselho Diretor, sem a isenção inerente a esse tipo de veículo. E dou exemplo com o volume em que se homenageou o nosso legendário Raimundo Pascoal Barbosa (vol. 72, de out/2003), em que não solicitaram a Raimundo Hermes Barbosa, o advogado mais ligado ao homenageado, nenhum artigo, entrevista, nada. Raimundo Hermes Barbosa havia capitaneado uma das chapas de oposição derrotadas em 2001. O Conselho Diretor da AASP, pela própria grandiosidade da associação, não pode continuar a ser eleito por um grupo de associados que não ultrapassa a fração de 3% dos associados. É necessário mudar! Tornar a AASP, a nossa AASP, uma associação PLURAL, fomentando a participação, se não de todos, da esmagadora maioria dos advogados paulistas. Por isso, CONCLAMO os colegas, meus pares, os quais são todos destinatários do meu reverencial respeito pelo só fato de serem advogados, pois, como todos sabem, sou corporativista assumido e defendo os advogados enquanto classe para que retomemos o prestígio de outrora, a dedicarem uma fração do seu precioso tempo no próximo dia 4 de dezembro, a fim de comparecerem na sede da AASP, localizada na Rua Álvares Penteado, n. 151 - Centro, entre 13:00 e 18:00 horas, e depositarem seu voto. Escolham uma entre as três chapas candidatas - espero que escolham a nossa CHAPA 3 - e votem. Exerçam o direito de voto, que no caso da nossa AASP é facultativo, para conferir maior legitimidade ao Conselho Diretor. Quem não comparece para votar sufraga o voto daquele que comparece, outorga carta branca a uma minoria residual de associados que tem sustentado um grupo seleto e fechado de colegas nos mais altos cargos da associação. Dia 4 de dezembro, entre 13:00 e 18:00 horas, todos os advogados associados, VAMOS VOTAR na CHAPA 3. (a) Sérgio Niemeyer Advogado - Professor de Direito - Palestrante - Parecerista sergioniemeyer@adv.oabsp.org.br

Comentar

Comentários encerrados em 3/12/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.