Onda crescente

Maranhão ganha mais 80 advogados neste sábado

Autor

11 de novembro de 2006, 11h36

Com 4.200 profissionais na linha de frente, o estado do Maranhão incorpora neste sábado (11/11) oitenta novos colegas. Como ocorre em todo o país, a classe cresce à velocidade de 10% por ano. Ou seja: dobra a cada dez anos. Nos últimos anos a OAB maranhense tem entregado, em média, 450 carteiras a cada exercício.

Pelos cálculos da seccional maranhense, o crescimento deve acelerar-se nos próximos anos. Primeiro pelo progressivo interesse na profissão. Segundo, pela criação de novas faculdades instaladas no país. No Maranhão devem formar-se em 2007 setecentos novos bacharéis.

Oitenta novos advogados irão receber a carteira da OAB. O Maranhão tem hoje 4.200 advogados atuando efetivamente. Cerca de 450 novos advogados ingressam no mercado de trabalho anualmente no Maranhão. Esse número deverá aumentar a partir de 2007, visto que novas faculdades instaladas nos últimos anos deverão formar cerca de 700 novos bacharéis.

Na quarta-feira, a seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil deu prosseguimento ao projeto ‘Conhecendo a OAB por Dentro’, que tem o objetivo de mostrar aos profissionais que estão iniciando carreira na advocacia o perfil, as finalidades, a trajetória e o papel institucional da entidade na sociedade.

Participaram desta etapa do projeto, os novos advogados que fizeram o juramento profissional, na sede da instituição. Na cerimônia, eles assumiram, perante o Conselho Seccional, o compromisso de exercer a profissão com dignidade e ética, defender a Constituição, os direitos humanos, a ordem jurídica do Estado democrático, a justiça social, a boa administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Com o projeto, os novos advogados têm a oportunidade de conhecer as atividades e as atribuições dos órgãos da OAB-MA como a Escola Superior de Advocacia, Caixa de Assistência dos Advogados, Tribunal de Ética e Disciplina, Escritório Experimental, Ouvidoria e das Comissões de Direitos Humanos, Exame de Ordem, Direitos Sociais, Defesa das Prerrogativas Profissionais, dentre outras.

A atividade contou com a presença do presidente da OAB-MA, José Caldas Gois, do diretor-tesoureiro, Gerson Silva Nascimento, do ex-diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, João Batista Ericeira, do conselheiro federal, Raimundo Marques, do presidente do Tribunal de Ética, Benedito Piorski, do diretor da ESA, Hélio Bittencourt, e do presidentes da comissões de Exame de Ordem, Direitos Humanos e Defesa das Prerrogativas, respectivamente, Roberto Pires, Pedro Jarbas e Jouglas Bezerra.

Saiba como buscar eficiência e rentabilidade para seu escritório no Seminário Os Rumos da Advocacia para 2007.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!