Só em partes

Investigado não tem acesso a inteiro teor de inquérito no STF

Autor

10 de novembro de 2006, 6h00

Wadir Brandão, acusado de crime de usurpação de bens da União, não deve ter acesso ao inteiro teor de inquérito policial que investiga o caso. A decisão é da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal.

Segundo o inquérito, ele está sendo acusado de omissão no recolhimento de compensação financeira pela exploração de diamantes no leito do rio Tabagi, no Paraná. A ministra manteve decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que determinava que o acusado só poderia ter acesso a parte do inquérito que era citado, e não nas partes que envolvia terceiros.

Segundo a defesa, após conseguir junto ao TRF-4 ordem para responder ao processo em liberdade, o acusado formulou pedido de extração de cópia integral dos autos do inquérito policial. O tribunal deixou que ele tivesse acesso somente àquilo que dissesse respeito a ele. Determinou que era proibida a vista dos documentos pertinentes a terceiras pessoas bem como dos procedimentos investigatórios ainda em andamento.

De acordo com os advogados, ao recorrer da decisão, o STJ manteve a mesma determinação. Por esse motivo, Brandão entrou com pedido de Habeas Corpus no STF alegando que o acesso aos documentos é um direito fundamental que assiste ao advogado devidamente constituído. A prerrogativa do advogado, conforme a defesa, está prevista no inciso XIV, artigo 7º, da Lei 8.906/94 (Estatuto do Advogado) que não impõe restrição ao profissional da advocacia.

Brandão argumentou que seus advogados optaram por não obter as cópias do inquérito nos termos da decisão do TRF-4, por entenderem que não pode ser negado a eles o acesso amplo e irrestrito aos autos. Segundo a ação, a defesa não pretendia ter acesso às diligências ainda em andamento, mas somente àquelas documentadas.

Segundo a ministra Cármen Lúcia, o pedido apresentado na ação é idêntico ao julgado liminarmente no STJ, incidindo a Súmula 691, do Supremo. Segundo a súmula, “não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de Habeas Corpus impetrado contra decisão do Relator que, em Habeas Corpus requerido a tribunal superior, indefere a liminar”.

A ministra Cámen Lúcia arquivou o pedido de HC destacando que “não se vislumbra qualquer ilegalidade flagrante a justificar o afastamento do enunciado da Súmula 691 e, conseqüentemente, dar seguimento à presente ação”.

HC 89.930

Saiba como buscar eficiência e rentabilidade para seu escritório no Seminário Os Rumos da Advocacia para 2007.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!