Consultor Jurídico

Comentários de leitores

23 comentários

Caro Dr. Haidar, Antes de tecer meu comentár...

Dubal (Estudante de Direito)

Caro Dr. Haidar, Antes de tecer meu comentário, gostaria de parabenizar a V.S.a e à OAB/SP pelo encaminhamento do pedido de atribuição do nome do ilustre Dr. Sobral Pinto à Rua Taguá. É uma iniciativa louvável, pois, conforme já havia ressaltado em outro comentário, a nobre pessoa do advogado que se pretende homenagear dispensa apresentações. Pois bem. Não quero desmerecer a iniciativa capitaneada por V. S.a, muito pelo contrário, só existem motivos para apoiá-la. O que me chamou a atenção foi o fato de V.S.a, embora milite na nobre causa para a defesa da memória de Sobral Pinto, dissimulou-se ante o comentário do Sr. Salsa e, mais do que isso, passou a tratar este com intemperança e desprezo. Entendi o comentário do colega Salsa e concordo com este que a passagem sobre a qual se referia pode gerar dupla interpretação e soar ofensiva às pessoas que na periferia residem. Frise-se, não quer o Sr. Salsa que seja dado nome de um traficante a um beco, por Deus! Apenas quis mostrar o colega que, pela lógica depreendida do entendimento do texto, poder-se-ia chegar a essa conclusão. Como V.S.a posteriormente esclareceu, esta não foi Vossa intenção. Mas, afinal, se V.S.a está com a razão, não havia a necessidade de chamar de "sandice" o comentário do colega ou atacá-lo pessoalmente recomendando-o que se torne advogado para se tornar "uma pessoa melhor". Confesso que até considerava a possibilidade de ler o livro de V.S.a, "A Fórmula do Sucesso na Advocacia", pois pensei que nele pudesse descobrir como me portar com "PACIÊNCIA", como foi destacado por V.S.a, mas, se o próprio autor perde a paciência ao mandar o colega "plantar batatas", algo deve estar errado. Ficarei com o livro do ilustre Dr. Marcus Acquaviva, "O Advogado Perfeito", que, embora seu título possa supor, não pretende apresentar uma "fórmula pronta" para o leitor. Talvez o ensinamento de Cristo sirva para esta situação: "...a qualquer que te bater na face direita, volta-lhe também a outra" (Mateus 5, 39b). Derradeiramente, quero ressaltar que não discordo de Vossa posição com relação à defesa da memória de Sobral Pinto. Havia apenas apontado a ambigüidade de que falava o colega Wagner Salsa, e busquei esclarecer o comentário que este havia apresentado. Não se trata, assim, de uma "leguminosa aplicando golpes retóricos". Devo, no entanto, rechaçar a forma desrespeitosa e prepotente com que tratou o colega. Sem mais.

Caros colegas: A OABSP encaminhou pedido ao Pre...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

Caros colegas: A OABSP encaminhou pedido ao Prefeito Kassab para dar o nome de ADVOGADO SOBRAL PINTO à atual Rua Taguá, no bairro da Liberdade. Vamos apoiar a proposta! Bom fim de semana a todos!

http://soaressilva.wunderblogs.com/archives/021...

Octavio Motta (Advogado Autônomo)

http://soaressilva.wunderblogs.com/archives/021194.html Pois é, Dr. Haidar, a caixinha de comentários tira a dignidade de qualquer texto. Basta escrever algo interessante sobre Sobral Pinto e aparece alguma leguminosa aplicando golpes retóricos. O Sr. tem a maior absoluta razão. E, por outro lado, eu digo que aqui no Rio algumas certas ruas tem o nome de pessoas que não mereciam nem um beco sem saída.

Perdeu a compostura, baixou o nível, não aguent...

Wagner Salsa (Advogado Sócio de Escritório - Criminal)

Perdeu a compostura, baixou o nível, não aguentou a pressão, me parece uma pessoa despreparada. Seu nome não serviria nem para um beco, mas talvez para um córrego, quem sabe não dá para rebatizar o Rio Tietê?

A partir daqui cesso meus comentários neste esp...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

A partir daqui cesso meus comentários neste espaço (deste artigo). Mas, tendo em vista meu desabafo anterior e sabendo que os leitores só merecem ler coisas boas, dedico-lhes o poema abaixo, do saudoso Mário Quintana: PARA REFLETIR Não te irrites, por mais que te fizerem... Estuda, a frio, o coração alheio. Farás, assim, do mal que eles te querem, Teu mais amável e sutil recreio... Todo o bem, todo o mal que eles te dizem, nada seria, se soubessem expressá-lo... O ataque de uma borboleta agrada Mais que todos os beijos de um cavalo. Não perturbes a paz da tua vida. Acolhe a todos igualmente bem. A indulgência é a maneira mais polida De desprezar alguém...

Salsa: vá plantar batatas ou cebolas!Ou vá danç...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

Salsa: vá plantar batatas ou cebolas!Ou vá dançar a salsa lá no tal beco! Que deveria se chamar Beco da Salsa.

Dr. Raul, Ridícula é a sua postura em contin...

Wagner Salsa (Advogado Sócio de Escritório - Criminal)

Dr. Raul, Ridícula é a sua postura em continuar fingindo que não entendeu a ironia do meu comentário, ou simplesmente tentar distorcer o que eu disse. Será que apesar dos seus 64 anos e todo esse currículo que o Sr. fez questão de mostrar ao estudante Dubal (Ps. Não preciso do seu livro para saber o que é melhor para a minha carreira) será preciso esmiuçar, detalhar a mensagem subliminar que estava presente no que eu escrevi, pois o Sr. não pode compreender? O que eu quis dizer, é que ao afirmar que "Ele não merece virar nome de um beco sem saída, em declive, na periferia" o seu texto sugere que qualquer pessoa cujo nome venha a ser dado para uma rua como essa, está sendo ofendida. Baseado nisso eu perguntei, qual deveria ser o homenageado, de acordo com a sua lógica, que estaria a altura desse lugar, um traficante? Um ladrão de carros? Um político corrupto? Como o Sr. mesmo disse, paciência tem limites, inclusive a minha, eu espero não ter que explicar isso mais uma vez, se quiser se fazer de desentendido que o faça. Quanto a ser uma pessoa melhor me tornando advogado, agradeço pela sugestão, mas já me considero uma boa pessoa, independente de ser advogado ou não, afinal ser uma boa pessoa não é uma prerrogativa dessa nobre profissão, é uma característica que qualquer um pode ter, independente de sua profissão. Alguns, pelo visto, apesar de serem advogados não demonstram ser uma boa pessoa.

Dijalma Ok. Raul, pode considera a minha ...

Dijalma Lacerda (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Dijalma Ok. Raul, pode considera a minha assinatura já constante na moção. Obrigado e um abração, Dijalma Lacerda

Com o devido respeito às pessoas de bem que res...

Lenita Naves (Procurador da Fazenda Nacional)

Com o devido respeito às pessoas de bem que residem nas periferias de nossas cidades, por falta de condições financeiras que a desigualdade social acarreta, creio que devo concordar com o autor. Dr SOBRAL PINTO, pela altura do que representou para a Advocacia e principalmente para a JUSTIÇA NACIONAL merece uma homenagem á altura. Uma grande avenida, um monumento, um Centro Cultural todos eles talvez sejam pouco para homenagear a luta desse grande brasileiro !! Que nossas autoridades e a OAB Nacional lutem para que ele tenha a homenagem que merece !

Concordo com o Dr. Salsa. A militância de Dr. H...

Dubal (Estudante de Direito)

Concordo com o Dr. Salsa. A militância de Dr. Haidar é pertinente, tendo em vista a notória contribuição de Dr. Sobral Pinto, à qual não podemos furtar-nos. no entanto, parece o douto, ao redigir o presente artigo, esquecer-se da realidade que assola nosso País: a desigualdade social. Não pretendeu o Sr. Salsa defender a homenagem a um traficante ou qualquer criminoso que seja, mas apenas trouxe à tona a questão social, a qual não pode por nós ser ignorada. E, francamente, talvez até fosse apropriado renomear o beco para "rua da Injustiça"; ao menos, estaria esta situação vergonhosa -- que é a desigualdade -- retradada com maior fidelidade.

Haja paciência para tanta empáfia, Dr. Raul, eu...

Wagner Salsa (Advogado Sócio de Escritório - Criminal)

Haja paciência para tanta empáfia, Dr. Raul, eu acredito que o Sr. tenha entendido o que eu quis dizer, especialmente sobre o seu preconceito com a localidade onde fica o tal "beco". Mas se quiser se fazer de desentendido que o faça, só não tente desqualificar meu comentário, apenas por ser contrário a sua vontade.

Prezado Dr. Dijalma: o encaminhamento oficial d...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

Prezado Dr. Dijalma: o encaminhamento oficial do assunto será feito logo após as eleições de 30/11, até para evitar palpites eleitorais. A próxima reunião do Conselho é 18/12. Penso que a matéria deva ser discutida no próximo ano, em tempo de inaugurarmos a Rua Advogado Sobral Pinto em 5.11.2007. Temos um ano para lutar por isso. Lamento,porém, as visões equivocadas de algumas pessoas que talvez preferissem homenagear traficantes...Haja paciência para ler tanta sandice...

De acordo com a lógica do autor, que nome dever...

Wagner Salsa (Advogado Sócio de Escritório - Criminal)

De acordo com a lógica do autor, que nome deveria ter esse "beco" na periferia? O de algum traficante morto? Sobral Pinto deve ser homenageado, sem dúvida nenhuma, mas pensamentos como esse é que colocam a classe média também num "beco sem saida", cada vez mais afastada da realidade e do resto da população.

Dijalma Lacerda - Pres. OAB/Campinas/SP. ...

Dijalma Lacerda (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Dijalma Lacerda - Pres. OAB/Campinas/SP. Caro Raul : Eu da minha parte já manifestei o inconformismo, a irresignação, aliás, a decepção. Permita-me a sugestão, no sentido de que deixemos de lado o "blá-blá-blá" e partamos para a ação, efetiva ação. A ação, no meu entendimento, tem que ter peso e ser eficaz. Para ter peso, ela deverá advir da OAB, exclusivamente do Conselho Federal, dada a magnitude do Dr. Sobral, cuja ação deverá ser provocada pelo Conselho Estadual da OAB/SP. (não da Diretoria, repito, do Conselho, advinda de regular assembléia) , e , para ter eficácia, ela deverá ser dirigida à Câmara Municipal de São Paulo que votou o nome da rua, e deve exigir reconsideração e nominação de outro local mais significativo e à altura do homenageado. AÇÃO é a palavra, - e tem que ser urgente, já - e para isto conte comigo no que precisar. Dijalma Lacerda.

Dijalma Lacerda - Pres. OAB/Campinas/SP. ...

Dijalma Lacerda (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Dijalma Lacerda - Pres. OAB/Campinas/SP. Caro Raul : Eu da minha parte já manifestei o inconformismo, a irresignação, aliás, a decepção. Permita-me a sugestão, no sentido de que deixemos de lado o "blá-blá-blá" e partamos para a ação, efetiva ação. A ação, no meu entendimento, tem que ter peso e ser eficaz. Para ter peso, ela deverá advir da OAB, exclusivamente do Conselho Federal, dada a magnitude do Dr. Sobral, cuja ação deverá ser provocada pelo Conselho Estadual da OAB/SP. (não da Diretoria, repito, do Conselho, advinda de regular assembléia) , e , para ter eficácia, ela deverá ser dirigida à Câmara Municipal de São Paulo que votou o nome da rua, e deve exigir reconsideração e nominação de outro local mais significativo e à altura do homenageado. AÇÃO é a palavra, - e tem que ser urgente, já - e para isto conte comigo no que precisar. Dijalma Lacerda.

Tem razão o advogado Raul Haidar. Parabéns pela...

Luismar (Bacharel)

Tem razão o advogado Raul Haidar. Parabéns pela iniciativa.

Sem dúvida que Sobral Pinto cultivou a humildad...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

Sem dúvida que Sobral Pinto cultivou a humildade. Mas é justamente para que sua vida, sua obra e sua história sejam mais conhecidas e sirvam de exemplo, que entendo necessária a sua inserção num contexto mais amplo, mais perto dos acadêmicos de Direito, dos estudantes e dos professores. Não se homenageia alguém para que sua alma encontre a paz na humildade, mas para que sua vida sirva de exemplo. E os exemplos só podem ser seguidos se forem conhecidos. Será difícil alguém ouvir falar de Sobral Pinto e estudar sua vida, se seu nome continuar perdido num beco sem saída na periferia da cidade.

Por ser um admirador incondicional do que foi, ...

Sebastião Clemente de Rezende (Advogado Autônomo)

Por ser um admirador incondicional do que foi, do que é e representa para a nossa classe o nome do Doutor Sobral que tanto pelejou em prol dos mais desassistidos por todo esse Brasil afora, também gosto de ver o nome do magnânimo homem do direito que ele foi nos melhores lugares. Porém, o que é o melhor lugar para que um nome seja homenageado? Será que nossa cortex consegue processar de forma justa, de forma a não ser subjugada pela não razão? Ora, se um único morador dessa linda Rua (ela agora tem um nome pomposo)e agora devemos admirá-la, por mais humilde que seja vir a ser um grande advogado (quem sabe um garoto que lá more), tão grande que todos o admirássemos, será que justificaria o nome da rua, após ser dito, por ele, que se inspirou no nome da sua rua? O Doutor Sobral foi sempre muito humilde, simples e querido pelos pobres, aos quais muito ajudou. Admito que muito me impressionou a coragem do nobre Doutor Haidar e, principalmente, a sua boa intenção, mas discordo por saber o quanto foi singela a vida do Doutor Sobral, que viveu muitos anos aqui no Rio de Janeiro.

Dijalma Lacerda - Presidente da OAB/Campinas/SP...

Dijalma Lacerda (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Dijalma Lacerda - Presidente da OAB/Campinas/SP. Raul,parabéns mais uma vez. Concordo com tudo o que você falou, endosso suas palavras e engrosso o coro dos inconformados. Conte comigo para qualquer movimento que deva ser feito. A "homenagem" não está mesmo à altura da envergadura moral do Advogado e sobretudo do homem que foi Sobral Pinto, a quem conheci pessoalmente. É vergonhoso ! Esse pessoal deveria, antes de nominar as ruas, ler um pouco da história, e assim saberia quem foi Sobral, quem foi o homem que "peitou" a didatura de Vargas para tirar Prestes da cadeia invocando a lei de proteção aos animais, quem foi o homem que disse aos militares que a pasta dele não iria ser aberta porque continha documentos sigilosos de Advogado. E não foi ! Enfim.... Infelizmente estamos nesse país de meu Deus, em que o gato late e o cachoro mia ! Dijalma Lacerda.

Só divirjo em um detalhe: a estatura de Sobral ...

Sérgio Niemeyer (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Só divirjo em um detalhe: a estatura de Sobral Pinto impõe que a homenagem a ser-lhe prestada esteja a sua altura. Por isso, nem beco nem rua. A homenagem deve ser uma avenida, um bulevar, ou uma praça bem arborizada, em local nobre, digno de ser freqüentado pelo homenageado se fosse vivo. (a) Sérgio Niemeyer

Comentar

Comentários encerrados em 14/11/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.