Cirurgia vital

TRT-SP desbloqueia conta para idoso fazer cirurgia do coração

Autor

28 de março de 2006, 17h17

Os juízes da Seção Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), determinaram a liberação de contas bancárias bloqueadas para que um idoso pudesse se submeter a uma cirurgia de troca do gerador de seu marcapasso.

Depois de ter suas contas bloqueadas para quitar dívidas trabalhistas de uma panificadora da qual era sócio, o idoso de 72 anos, entrou com um Mandado de Segurança para poder utilizar o dinheiro no pagamento da troca do seu marcapasso, no valor de R$ 6 mil.

Para o relator, juiz Nelson Nazar, “o bem jurídico vida sobrepaira ao direito que decorre da execução [sendo assim] forçoso concluir que a ausência de disponibilidade financeira poderá acarretar sérios prejuízos à saúde do impetrante”.

Quanto ao valor apresentado pelo Instituto do Coração para a cirurgia, o juiz concluiu se tratar de valor que se refere “apenas a troca do referido equipamento, sem concluir, por evidente, outras despesas decorrentes do procedimento”.

“Ainda que se cogitasse de liberação parcial, limitada ao valor da operação, seria difícil apurar (…) a estimativa final, tanto em face da urgente necessidade de liberação do numerário quanto diante da exigüidade de tempo de que o impetrante disporia para trazer elementos fornecidos pela entidade hospitalar que comprovassem todas as despesas, sem que se levassem em conta eventuais imprevistos”, acrescentou o relator.

MS 13436.2003.000.02.00-9

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!