
Justiça livra TV Globo de indenizar delegado da PF

A TV Globo está livre de indenizar por danos morais o delegado da Polícia Federal Roberto Precioso
Júnior. Ele pedia reparação com o argumento de que o Jornal Nacional vinculou seu nome com o do juiz
aposentado Nicolau dos Santos Neto, condenado pelo desvio de verbas do prédio do Fórum Trabalhista
de São Paulo.

Segundo os autos, o jornal noticiou que o delegado foi fiador de um imóvel alugado por um envolvido
no escândalo do desvio de verbas no Fórum Trabalhista e que o juiz Nicolau exigiu a presença de
Precioso Júnior para se entregar à Polícia Federal. O delegado alegou que, na verdade, a casa alugada era
usada com base de operações da PF.

Segundo notícia do Jornal Nacional e do Jornal da Globo havia sido descoberto “o endereço de quem
desviou US$ 2 milhões do TRT”. A notícia dizia que na época que os depósitos do dinheiro desviado
foram feitos, o beneficiário usava como endereço o da casa alugada pela PF, em nome do delegado.
Assim, vinculou o fato ao pedido do advogado de Nicolau, que pediu a presença do delegado no ato da
prisão do juiz aposentado.

Alegando ter sofrido danos de difícil reparação, o delegado entrou com ação de indenização por danos
morais. Alegou que a reportagem induziu o telespectador a acreditar que Precioso estava envolvido no
episódio do desvio de verbas do TRT e da fuga do juiz, por sugerir que houve relacionamento pessoal
entre ambos.

Também sustentou que o texto foi ambíguo e que houve comportamento malicioso do repórter. Ainda
afirmou que sofreu abalo moral, inclusive entre os colegas da Polícia Federal. A 38ª Vara Cível de São
Paulo não acolheu os argumentos e a sentença foi mantida pela 6ª Câmara de Direito Privado do
Tribunal de Justiça de São Paulo. Para os desembargadores, não ficou comprovada a conduta ofensiva
que justificasse indenização.

“Ainda que se compreenda o desconforto com a referência a seu nome em noticiário que versava sobre
fatos que chocaram a opinião pública, para obter sucesso na demanda era imprescindível que o apelante
demonstrasse não apenas que os fatos veiculados pela ré eram falsos, mas também que tinham sido
maliciosa e negligentemente deturpados pela recorrida”, consideraram os desembargadores.

A 6ª Câmara ressaltou que a TV Globo agiu dentro “dos limites do exercício do direito de informação e
o abuso de direito que lhe garante a Carta de 88, porque não houve qualquer insinuação”. A TV Globo
foi representada pelo advogado Luiz Camargo de Aranha Neto. As partes podem recorrer da decisão.

Processo 283.427.4/9

Leia a íntegra do acórdão

PODER JUDICIÁRIO

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 27/03/2006



TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos de APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n° 283.427-4/9-00,
da Comarca de SÃO PAULO, em que é apelante ROBERTO PRECIOSO JUNIOR sendo apelada TV
GLOBO LTDA:

ACORDAM, em Sexta Câmara Direito Privado em Sexta de Tribunal Justiça do Estado de São Paulo,
proferir do Estado de seguinte decisão: “NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO, V. U.”, de
conformidade com o voto do Relator, que integra este acórdão.

O julgamento teve a participação dos Desembargadores MAGNO ARAUJO (Presidente, sem voto),
VITO GUGLIELMI e PERCIVAL NOGUEIRA.

São Paulo, 09 de fevereiro de 2006.

ISABELA GAMA DE MAGALHÃES

Relatora

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

APELAÇÃO CÍVEL nº: 283.427.4/9

APELANTE: Roberto Precioso Júnior

APELADO: TV Globo Ltda.

COMARCA: São Paulo

Voto n° 7.598

Ação de indenização por dano moral julgada improcedente – Veiculação de notícia alegadamente
ambígua e maliciosa em jornal televisionado – Fatos verdadeiros narrados cuja divulgação era de
interesse público – Ausência de conduta ofensiva a justificar ressarcimento por parte da ré – Sentença
mantida. Recurso improvido.

A r. sentença de fls. 99/110, acrescida em sede de embargos declaratórios rejeitados às fls. 123, cujo
relatório adoto, julgou improcedente a ação de indenização por dano moral que Roberto Precioso Júnior
moveu em face de TV Globo Ltda., e contra essa r. decisão apela o vencido.

Diz ele, em síntese, que a notícia transcrita na vestibular e veiculada pela ré durante o programa Jornal
Nacional do dia 04 de maio de 2001 foi ambígua e maliciosa de molde a inculcar nos telespectadores a

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 27/03/2006



impressão de que o autor agira desonestamente ao ser fiador de um imóvel alugado por pessoa envolvida
no escândalo do desvio de verbas do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, assim como sua
presença tivesse sido condição exigida pelo Juiz Nicolau dos Santos Neto para se entregar à Justiça, o
que era falso e causou grave constrangimento pessoal e profissional ao autor, Delegado da Polícia
Federal, donde impositiva a reforma da r. sentença em exame, para se decretar a procedência da
demanda, tudo como aduz nas razões de fls.

O recurso, tempestivo, foi bem processado, com preparo regular e resposta da parte contrária.

É o relatório.

O inconformismo do apelante não procede.

Ainda que se compreenda o desconforto com a referência a seu nome em noticiário que versava sobre
fatos que chocaram a opinião pública, escandalizada ao verificar o desvio de enormes quantias em
dinheiro durante a construção do prédio destinado a sediar o Tribunal Regional do Trabalho em São
Paulo, para obter sucesso na demanda era imprescindível que o apelante demonstrasse não apenas que os
fatos veiculados pela ré eram falsos, mas também que tinham sido maliciosa e negligentemente
deturpados pela recorrida, sem cuidar da preservação do indiscutível bom conceito de que o autor
gozava na sociedade e no seu ambiente de trabalho.

Não foi o que ocorreu na espécie.

A inicial transcreve o teor da reportagem cuja “chamada” referiu a descoberta do “…endereço de quem
desviou dois milhões de dólares americanos do T.R.T.”, esclarecendo em seguida os apresentadores do
Jornal Nacional: “fomos ao endereço em São Paulo fornecido à Receita Federal por Antonio Melo de
Araújo. A casa está abandonada há dois anos, mas na época em que os depósitos foram feitos na conta
de Antonio, a casa tinha inquilino. E o inquilino era a Polícia Federal. A Polícia Federal usou a casa
como base de operações entre maio de 1992 e novembro de 1994. Exatamente no período em que foram
depositados mais de US$ 2 milhões. Ele não teria tido nenhuma relação com agentes ou delegados que
trabalharam nessa casa? “Não, não, com certeza não. Eu acho que isso foi uma coincidência”, respondeu
Gilberto Tadeu, assessor de imprensa da PF. Oficialmente, a casa estava alugada para Otacílio
Tupaceretan de Azevedo, um agente da Polícia Federal que hoje trabalha em Santa Catarina. Ele pagava
o aluguel equivalente a R$ 1.500,00 e depois recebia o reembolso. Como fiador do aluguel, o Delegado
Roberto Precioso Júnior, na época Coordenador da Delegacia Anti-Drogas de São Paulo. Roberto
Precioso foi o policial escolhido pelo juiz Nicolau dos Santos Neto no episódio da rendição. A presença
dele foi uma das condições impostas para que Nicolau, um dos principais acusados no escândalo do TRT
deixasse de ser foragido.”

Ora, uma leitura isenta do texto supra deixa claro que a reportagem pôs em destaque:

1)- que através de rastreamento do Banco Central, identificou-se um dos endereços indicados por
Antonio de Melo Araújo, como sendo o imóvel da Rua Brigadeiro de Melo, 215, Pacaembu, São Paulo;

2)- na época do noticiário o prédio estava abandonado, mas antes disso fora locado à Polícia Federal, que

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 3
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 27/03/2006



o usou como base de operações entre maio de 1992 a novembro de 1994;

3)- nesse período (de setembro de 1993 a janeiro de 1994), foram feitos 09 (nove) depósitos em nome de
Antonio Melo de Araújo.

4)- o contrato de aluguel fora celebrado em nome de um Policial Federal, porque o imóvel se destinava a
base de operações secretas, e o fiador foi o apelante, Delegado que concordara em se deslocar a outro
Estado da Federação, para cumprir ordem de prisão do Juiz Nicolau do Santos Neto.

Todos esses fatos eram verdadeiros e, com algumas diferenças irrelevantes, noticiados por diversos
outros órgãos da imprensa escrita, como o Jornal O Estado de São Paulo, edição de 10 de maio de 2001
– fls. 74/75, Jornal do Brasil, edição de 08 de maio do mesmo ano – fls. 76 e, na mesma data, Correio
Braziliense – fls. 77, tendo restado incontroversos, pois nenhuma das partes os contestaram, valendo
ressaltar, porque significativo para o deslinde da matéria aqui em exame, que o apelante não se insurgiu
contra o julgamento antecipado da lide, reconhecendo desnecessária a prova oral e documental que
requerera tempestivamente.

E, ao contrário do que afirma o autor, os funcionários da ré não disseram que a Polícia Federal e Antonio
de Melo Araújo ocuparam, fisicamente, ao mesmo tempo o imóvel em questão, mas que o “laranja”
forneceu esse endereço como seu à Receita Federal, na época em que a Polícia Federal era inquilina do
prédio, o que correspondia à verdade.

A reportagem mencionou também que entrevistara o Assessor de Imprensa da Polícia Federal, e
divulgou corretamente, na íntegra, a resposta à pergunta “esse homem investigado teria tido alguma
relação com agentes ou delegados que trabalharam nessa casa?” como sendo “Não, não, com certeza
não. Eu acho que isso foi uma coincidência”.

Quanto ao episódio da rendição do Juiz principal acusado de desvio de verbas do Tribunal Regional do
Trabalho, não faria qualquer diferença se tivesse constado da matéria jornalística que o autor se deslocou
para outro Estado a fim de atender pedido do próprio magistrado ou de seu procurador, embora seja
intuitivo que foi o advogado quem solicitou a presença do apelante, pois o Juiz estava foragido e é
inverossímil que tivesse pessoalmente contactado o apelante.

Daí que não se vislumbra na conduta do ré o alegado extravasamento dos limites entre o exercício do
direito de informação e o abuso de direito que lhe garante a Carta de 88, porque não houve sequer
insinuação de que o imóvel da rua Brigadeiro de Melo, 215, fora ocupado ao mesmo tempo por
integrantes da Polícia Federal e Antonio Melo de Araújo, assim como também inexistiu “…identificação
maliciosa entre o apelante, como fiador”, lembrando desnecessariamente que na condição de Delegado
da Polícia Federal o vencido participara do episódio da rendição do juiz aposentado Nicolau dos Santos
Neto.

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 4
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 27/03/2006



Da mesma forma, incabível aceitar que os repórteres da apelada inseriram no noticiário considerações
subjetivas próprias a fim de induzir o público a se convencer de que o autor estava envolvido noepisódio
do desvio de verbas do TRT e da fuga do ex-Juiz Nicolau dos Santos Neto, havendorelacionamento
pessoal entre ambos, como afirmam as razões de fls.

Esse quadro impõe admitir que se surgiram dúvidas sobre a honestidade pessoal e profissional do autor
em espíritos maliciosos ou maldosos, descabido responsabilizar por isso a ré, que se limitou a narrar
fatos verdadeiros sem o distorcer, mesmo que daí tenham se originado situações desagradáveis para o
recorrente, conhecido, respeitado e respeitável Delegado Federal.

É que o potencial danoso era da essência dos fatos descritos na noticia, cuja narração era de interesse
público e não teve cunho intencionalmente ofensivo em relação ao autor, eis que se limitou a descrever a
verdade, sem “fabricar” nenhuma falsa “coincidência”, ainda que estas tenham efetivamente ocorrido.

Diante do exposto, e porque não se vislumbra na matéria jornalística intenção ofensiva, que não pode ser
presumida, correta a douta sentença que julgou improcedente a demanda e cujos sólidos fundamentos
também se adota como razão de decidir, pelo meu voto, fica este recurso improvido.

ISABELA GAMA MAGALHÃES

Relatora

Date Created
27/03/2006

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 5
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 27/03/2006


