Eleições no MP-SP

“Não há sucessão por afinidade na Associação Paulista do MP”

Autor

24 de março de 2006, 19h01

A Associação Paulista do Ministério Público enviou nota à revista Consultor Jurídico criticando a reportagem Parquet Bipolar, que aborda a disputa pela cadeira de procurador-geral de Justiça de São Paulo, publicada na quinta-feira (23/3).

Leia a nota

Restabelecendo a verdade

A Associação Paulista do Ministério Público rechaça com veemência as infundadas acusações lançadas pelo articulista do Consultor Jurídico, Cláudio Julio Tognolli, que afirma, in verbis, “Associação Paulista do MP — tida como herdeira presuntiva daquela linhagem dos procuradores-engavetadores pemedebistas, que sob Quércia e Fleury não pestanejavam em procrastinar quaisquer investigações do MP que ralassem, mesmo levemente, os calcanhares do Palácio dos Bandeirantes.”

Não há na Associação Paulista do Ministério Público de São Paulo a “sucessão por afinidade”, como sugere o mal informado repórter.

Ao contrário. Trata-se de uma entidade que preza a ética e democracia e por isso mesmo tem sua Diretoria eleita bienalmente em eleições livres e diretas, por todos os promotores e procuradores de justiça.

A atual Diretoria não possui nenhum membro que tenha trabalhado diretamente para os ex-governadores de São Paulo Quércia e Fleury e foi eleita por mais de 400 votos sobre os adversários, o que lhe confere absoluta legitimidade para falar em nome de todos os seus associados.

Um pouco mais de pesquisa e o articulista descobriria quem verdadeiramente serviu ao governador Orestes Quércia, como assessor direto e que estranhamente foi poupado de críticas durante todo o texto.

Não se discute a liberdade de imprensa e nem mesmo a empatia que pode surgir entre o veículo e determinados segmentos do Ministério Público. Deste ponto até distorcer a verdade e sugerir que algum membro da Diretoria da APMP tenha em seu passado um só episódio capaz de desabonar a carreira como promotor de justiça vai uma distância que suplanta a ética e a verdade.

Solicito, assim, seja concedido à defesa da APMP, o mesmo espaço utilizado para tentar macular a imagem de nossa Entidade e de todos os seus mais de 2500 associados, responsáveis diretos, por exemplo, pelo perfil democrático do Ministério Público inserido na Constituição Federal.

Atenciosamente,

João Antonio Garreta Prats

Presidente da APMP – Associação Paulista do Ministerio Público

Nota da redação

A revista Consultor Jurídico respeita a manifestação da APMP, como sempre fez, mas observa que há uma discrepância entre o que se publicou e a interpretação da associação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!