Combustível adulterado

PF faz buscas contra quadrilha que adultera combustível

Autor

23 de março de 2006, 19h55

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal e Estadual fizeram uma operação na manhã desta quinta-feira (23/3) para desmantelar um esquema de adulteração de combustíveis, que opera nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

A PF prendeu oito envolvidos na adulteração de combustíveis, seis deles no município de Limeira (SP), um em Cordeirópolis (SP) e um em Guarujá (SP). Também foram seqüestrados quatro veículos utilizados pela organização.

Os policiais federais ainda cumpriram mandados de busca e apreensão em 27 endereços. Foram aprendidos documentos nos postos de gasolina (nos municípios de Cordeirópolis, Limeira e Ribeirão Preto), distribuidoras e transportadoras (em Piracicaba, Cordeirópolis, Novo Horizonte e Cuiabá/MT), indústrias químicas (em Piracicaba e Santa Bárbara D´Oeste) e residências (em Limeira, Cordeirópolis e Guarujá). Cinco mandados de prisão continuam em aberto e serão cumpridos assim que os suspeitos forem localizados.

As investigações, que levaram quase dois anos, constataram que empresas de fachada compravam um solvente químico, usado apenas na preparação de tintas, e misturavam à gasolina que depois era distribuída para diversos postos, nos três estados. A quadrilha adulterava milhões de litros de combustível mensalmente.

Os envolvidos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade documental, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, dentre outros.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!