Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Condições desumanas

Defensoria Pública do Rio pede fechamento de cela em presídio

Por 

Em documento enviado nesta terça-feira (21/3) ao juízo da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública fluminense pediu o fechamento da “cela de seguro” do presídio Milton Dias Moreira, dentro do chamado Complexo Frei Caneca.

Em inspeção segunda-feira, um grupo de defensores constatou que como o Departamento de Sistema Penitenciário não consegue garantir a segurança de todos os detentos, isola alguns numa cela onde não há luz e higiene, mas proliferam vazamentos de água, ratos e ameaças de morte.

O Milton Dias é dominado por presos do Comando Vermelho. Vão para o seguro os que não fazem parte desta facção. Ali, são intimidados os presos e seus familiares, pressionados a deixar de visitar seus parentes. O defensor Rodrigo Duque Estrada Roig pediu inspeção no local em no máximo 48 horas e a urgente oitiva do Ministério Público, conforme previsto no artigo 68, parágrafo único, da Lei de Execuções Penais.

Segundo ele, como o Estado tem por obrigação evitar qualquer ato atentatório à saúde física ou mental do apenado, torna-se necessário que garanta o cumprimento de todos os capítulos da LEP, como o artigo 52, segundo o qual “a prática de fato previsto como crime doloso constitui falta grave e, quando ocasione subversão da ordem ou disciplina internas, sujeita o preso provisório ou condenado, sem prejuízo da sanção penal, ao regime disciplinar diferenciado”.

 é jornalista.

Revista Consultor Jurídico, 21 de março de 2006, 21h56

Comentários de leitores

3 comentários

Juiz e Promotor vistoriando cadeia?

Francisco Lobo da Costa Ruiz - advocacia criminal (Advogado Autônomo - Criminal)

Juiz e Promotor vistoriando cadeia?

É dever institucional da Defensoria Pública, a ...

Amélia Soares da Rocha (Defensor Público Estadual)

É dever institucional da Defensoria Pública, a defesa da dignidade do seu assistido. Parabéns, mais uma vez, à DP carioca!!

Mais uma vez a defensoria do Rio de Janeiro tr...

Rossi Vieira (Advogado Autônomo - Criminal)

Mais uma vez a defensoria do Rio de Janeiro trabalhando em nome do Ministério Público. A obrigação de visitar presídios é do MP. Parabéns a esses advogados, combatentes e corajosos. Aquele presídio é um navio negreiro, em pleno século XXI. Espero que a justiça, abrauma exceção, e abra os olhos ! Otavio Augusto Rossi Vieira, 39 advogado criminal em São Paulo

Comentários encerrados em 29/03/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.