Protesto ao Paraguai

Corte Interamericana reclama direitos de índios paraguaios

Autor

20 de março de 2006, 13h22

Falta de garantia do Estado ao direito ancestral de comunidade indígena poderá ser considerada como violação de direitos humanos. A Corte Interamericana de Direitos Humanos estuda, na próxima semana, a possibilidade de proferir sentença sobre o mérito e sobre as eventuais reparações e custos sobre o caso da comunidade indígena paraguaia Sawhoyamaxa, que não pode usufruir do território ocupado por seus ancestrais.

Em fevereiro de 2005, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos apresentou demanda contra o Estado do Paraguai. Alega que a comunidade indígena está impossibilitada de aceder à propriedade e usufruir de seu território, causando um estado de vulnerabilidade alimentícia, médica e sanitária que ameaça, de forma contínua, a sobrevivência desses indígenas, assim como a integridade deles.

Na demanda, a Comissão pede à Corte que declare o Estado paraguaio responsável pela violação dos direitos à vida, integridade pessoal, propriedade privada, garantias judiciais e proteção judicial, que constam na Convenção Americana sobre os Direitos Humanos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!