Foto de Luma

Audiência em ação de Luma contra jornal inglês não tem acordo

Autor

14 de março de 2006, 7h01

Não houve acordo, na quinta-feira passada (9/3), na primeira audiência do processo que Luma de Oliveira move contra o jornal inglês The Independent. Em julho de 2005, o jornal publicou foto da modelo no carnaval carioca para ilustrar uma reportagem sobre os escândalos envolvendo políticos, funcionários da Volkswagen e prostitutas brasileiras.

Na Vara de Crimes contra a Honra e de Imprensa, em Londres, os advogados do tradicional diário londrino quiseram encerrar o caso, argumentando que publicaram errata um dia após exibirem foto da brasileira na folia de momo do Rio, sob a legenda: “A maior montadora de carros da Europa, a VW, é sacudida por um escândalo envolvendo sexo, suborno e sambistas”. Explicaram que a imagem surgiu depois que clicaram a palavra samba num banco de dados do computador.

O advogado Michael Assef Filho, que defende Luma, insistiu no pagamento de uma indenização — a ser fixada pelo tribunal — destacando que a correção não apagou uma ofensa cometida contra a popular modelo carioca, mãe de dois filhos. Ato contínuo, deixou com o juiz que conduziu a audiência uma produção probatória volumosa, mostrando que Luma nunca se envolveu com prostituição na vida.

Apesar disso, o advogado admite que não será fácil vencer a batalha, já que a sentença será dada por um júri formado por 12 ingleses. “Queremos uma reparação pelo mal que causaram, mas é preciso admitir que uma corte londrina pode bem tender para um secular jornal local contra uma brasileira que vive a milhas de distância da Inglaterra.”

Segundo a reportagem que originou a ação, diretores da montadora alemã mantinham casos com garotas brasileiras de programa e pagavam festas regadas a sexo para políticos alemães. O dinheiro para as orgias sairia do caixa da VW. As acusações ganharam destaque na imprensa mundial no segundo semestre do ano passado.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!