Direitos Humanos

Corte de Direitos Humanos vai julgar casos da América do Sul

Autor

13 de março de 2006, 17h10

Entre os dias 27 e 31 de março, a Corte Interamericana de Direitos Humanos se reunirá para julgar quatro casos de violação de direitos humanos na América do Sul. Atualmente existem 34 casos para serem julgados pela Corte. Apenas um se refere ao Brasil: trata-se do assassinato do advogado Gilson Nogueira, do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular do Rio Grande do Norte.

Gilson Nogueira foi morto em 20 de outubro de 1996, no município de Macaíba, na região metropolitana de Natal. Na ocasião, Nogueira vinha denunciando ações de um grupo de extermínio denominado “Meninos de Ouro”. Há suspeitas da participação de policiais civis nessa quadrilha organizada.

Como as investigações não prosperaram, as entidades de defesa dos direitos humanos encaminharam a denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 11 de dezembro de 1997. No dia 13 de janeiro de 2005, em função da falta de resultados da investigação que pudesse responsabilizar e punir os autores do assassinato do advogado, o caso foi remetido para a Corte.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!