Direito assegurado

Férias proporcionais para doméstica não violam Constituição

Autor

10 de março de 2006, 14h14

Embora não faça parte dos direitos garantidos pela Constituição Federal (artigo 7º, parágrafo único) aos empregados domésticos, o pagamento de férias proporcionais pode ser aceito sem caracterizar violação constitucional. O entendimento é da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho.

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas) condenou uma patroa ao pagamento de férias integrais relativas ao período 2000/2001 e férias proporcionais no período de 2001/2002, acrescidas de um terço do abono de férias. A condenação incluía ainda a multa prevista pela CLT (artigo 477) para o caso de atraso no pagamento de verbas rescisórias. A decisão mantinha a sentença da vara do trabalho, fundamentada no fato de não haver no processo nenhum comprovante de que a empregada doméstica havia usufruído as férias.

A defesa da empregadora argumentou que a Constituição Federal assegura aos trabalhadores domésticos férias anuais remuneradas com pelo menos um terço a mais do que o salário normal (o abono de férias), e que tal norma revoga qualquer disposição em sentido contrário. Por isso, não poderia ser aplicada a analogia ou o princípio da isonomia para ampliar os direitos dos trabalhadores domésticos. De acordo com essa linha de argumentação, o deferimento de férias proporcionais “ofenderia o preceito constitucional”. O mesmo entendimento seria aplicado no caso da multa.

O relator, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, observou que “a Constituição, ao assegurar o direito às férias anuais, não exclui o direito a férias proporcionais, que é objeto de norma infraconstitucional. Não se configura, pois, afronta à Constituição”.

Com relação à multa, o ministro Carlos Alberto ressalta em seu voto que também não cabe a alegação de afronta à Constituição “porque a multa não poderia ser abrangida por aquele dispositivo constitucional por ter caráter de pena”.

AIRR 386/2004-096-15

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!