União do segundo grau

Desembargadores criam a Andes, associação nacional da classe

Autor

10 de março de 2006, 14h42

Reunidos na quarta-feira (8/3), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, cerca de dois mil juízes formalizaram a criação da Andes — Associação Nacional dos Desembargadores. Nos quadros da nova associação devem constar todos os tribunais estaduais e regionais federais, eleitorais e do Trabalho.

A Andes terá sede em Brasília e contará com presidente e três vice-presidentes em sua primeira diretoria. A nova entidade será presidida pelo corregedor-geral do TJ do Rio, Manuel Cartena.

Eleito terceiro vice-presidente da entidade, o desembargador Bartolomeu Bueno, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, afirma que a Andes, além de representar a categoria, deverá elaborar e cobrar medidas que melhorem o serviço da Justiça na segunda instância. O desembargador também explica que continua vinculado à Associação dos Magistrados Estaduais de Pernambuco.

“Não se trata de uma dissidência nossa das atuais associações de juízes, mas a Justiça de segunda instância, ou de tribunais, tem demandas diferenciadas dos órgãos de primeira instância que precisam ser atendidas”, explica Bueno.

Para os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes da associação, foram escolhidos o desembargador do TJ do Rio Eduardo Rabello e a desembargadora do Tribunal do Maranhão Nelma Costa, respectivamente.

Nesse primeiro encontro da Andes, foi aprovado o seu estatuto e o próximo passo será a elaboração do seu Regimento Interno. “Em um futuro breve, os estados terão uma seccional da Andes”, promete Bartolomeu Bueno.

O terceiro vice-presidente da Andes considera importante acumular esse novo cargo com suas atividades como desembargador estadual, pois não “perderá contato com o dia-a-dia e as dificuldades dos magistrados de promover a Justiça comum no estado”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!