Consultor Jurídico

Elas estão chegando

Mulheres conquistam espaço e poder no mundo Jurídico

Por 

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, Márcia Regina Machado Melaré, registra que os números devem ser comemorados, mais ainda há muito espaço para conquistar. “A mulher advogada, especificadamente, já atua nos grandes centros urbanos em igualdade com o colega advogado. No entanto, longe dos grandes centros, por uma questão cultural, a advogada ainda luta para seguir carreira, ter um bom salário, qualificação e respeito”.

Márcia Regina conta que um censo divulgado recentemente revelou que, em São Paulo, há mais estagiárias do que estagiários inscritos. Com isso pode se prever que em breve o número de mulheres advogadas vai igualar o dos homens.

No entanto, a busca pela igualdade não eliminou as diferenças biológicas e comportamentais que diferenciam homem e mulher. “Naturalmente, temos mais sensibilidade, mais delicadeza no trato com as pessoas. São elementos diferenciadores que não nos deixa nem melhor nem pior do que nossos colegas, apenas nos fazem diferentes”, registra a vice-presidente da OAB-SP.

Os números, no entanto são veementes. Na Justiça do Trabalho de São Paulo, as juizas já são maioria. São 128 juizes homens contra 180 juizas.


Justiça do Trabalho de São Paulo

Instância

Homens

Mulheres

% de Mulheres

Primeira

100

146

59

Segunda

28

34

55

Total

128

180

58


O número de mulheres no Ministério Público também é expressivo. Em São Paulo, local que concentra o maior número de profissionais da área, 30% do quadro do pessoal é formado pela ala feminina. (Veja o quadro)





Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 8 de março de 2006, 7h00

Comentários de leitores

3 comentários

As mulheres não dominam o mundo, uma vez que já...

Luís da Velosa (Advogado Autônomo)

As mulheres não dominam o mundo, uma vez que já o dominaram. Condolezza que o diga.

LUIZ COSTA - Acho importante que as mulheres ga...

------- (Advogado Autônomo)

LUIZ COSTA - Acho importante que as mulheres ganhem, ocupem espaços. São parceiras dos homens e devem sê-lo em tudo em que for possível. Acho que as mulheres humanizam os ambientes, acalmam os ânimos. Devem crescer mais ainda, sair mais da cozinha, sem, no entanto, se esquecerem/largarem por conta não se sabe de quem, os filhos. Estes são mais importantes que os homens e as mulheres. Valem o que nada mais no mundo vale. Isso é o que deve ser lembrado sempre. Salve as mulheres que vieram e as que estão chegando.

Em nosso Escritório também as mulheres formam a...

Eneas de Oliveira Matos (Advogado Sócio de Escritório)

Em nosso Escritório também as mulheres formam a grande maioria de nossa equipe. Parabéns a todas advogadas.

Comentários encerrados em 16/03/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.