Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Elas estão chegando

Mulheres conquistam espaço e poder no mundo Jurídico

Por 

Em 8 de março o mundo inteiro se reúne para comemorar o dia da mulher. O objetivo é chamar a atenção para seu papel na sociedade e lembrar a luta pela igualdade. Hoje, a Comunidade Jurídica também pode se reunir para festejar. Dados divulgados pela OAB e pelo MP mostram que cresceu o número de mulheres que atuam na Justiça.

Na advocacia, por exemplo, no ano de 2005, dos 143 mil bacharéis que se tornaram advogados, 44% eram mulheres. Um aumento de 4%, se comparado com o ano de 2002.

Para o ano de 2006, as expectativas são positivas. De acordo com dados do Cadastro Nacional dos Advogados, somente nos dois primeiros meses do ano, do total de 14 mil profissionais que ingressaram na carreira, 6 mil são mulheres — um percentual de 43%.

Segundo dados da Assessoria de Comunicação da OAB Federal, até dezembro de 2005, o Brasil contava com 312.734 advogados homens e 248.085 mulheres, totalizando 560.809 profissionais.


Advogados no Brasil

Total

Homens

Mulheres

% de Mulheres

560.809

312.734

248.085

44


Nas maiores bancas do pais, que escolhem seus dirigentes pelo voto, é cada vez maior o número de mulheres no comando. Um exemplo é o escritório paulista Leite, Tosto e Barros Advogados Associados. O Conselho Gestor do escritório acaba de eleger três novas sócias: Luciana Arduim Fonseca, Cristina Alckmin Lombardi e Flávia Faggion Bortoluzzo. Agora, cinco dos 16 sócios são mulheres. No escritório Pompeu, Longo, Kignel & Cipullo, seis dos 17 sócios são mulheres - um número considerável para uma área onde os até o nome dos escritórios tem predominância masculina.

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 8 de março de 2006, 7h00

Comentários de leitores

3 comentários

As mulheres não dominam o mundo, uma vez que já...

Luís da Velosa (Advogado Autônomo)

As mulheres não dominam o mundo, uma vez que já o dominaram. Condolezza que o diga.

LUIZ COSTA - Acho importante que as mulheres ga...

------- (Advogado Autônomo)

LUIZ COSTA - Acho importante que as mulheres ganhem, ocupem espaços. São parceiras dos homens e devem sê-lo em tudo em que for possível. Acho que as mulheres humanizam os ambientes, acalmam os ânimos. Devem crescer mais ainda, sair mais da cozinha, sem, no entanto, se esquecerem/largarem por conta não se sabe de quem, os filhos. Estes são mais importantes que os homens e as mulheres. Valem o que nada mais no mundo vale. Isso é o que deve ser lembrado sempre. Salve as mulheres que vieram e as que estão chegando.

Em nosso Escritório também as mulheres formam a...

Eneas de Oliveira Matos (Advogado Sócio de Escritório)

Em nosso Escritório também as mulheres formam a grande maioria de nossa equipe. Parabéns a todas advogadas.

Comentários encerrados em 16/03/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.