Corrupção na advocacia

OAB punirá advogados envolvidos com o mensalão, diz Busato

Autor

6 de março de 2006, 22h13

Todos os advogados que estiverem envolvidos com o mensalão, sistema de compra de votos de parlamentares aliados pelo PT, serão punido pela OAB. A afirmação foi feita pelo presidente da OAB, Roberto Busato, nesta segunda-feira (6/3).

“A Ordem dos Advogados do Brasil tomou e tomará todas as medidas disciplinares, de forma implacável, à advogados que estejam envolvidos no lodaçal antiético, até mesmo com a eliminação de seus quadros pela perda da idoneidade moral que é obrigatória a todos os seus filiados.”

As declarações do presidente da OAB foram motivadas pela reportagem veiculada pela revista Veja neste final de semana. A revista se refere a um mensalão II, no qual o advogado Roberto Bertholdo, que foi assessor do ex-deputado e líder do PMDB, José Borba, é citado como “o homem da mala do PMDB”.

Segundo o texto da revista, a empresa estatal Itaipu recebeu US$ 6 milhões de propina para perdoar uma dívida de uma multinacional alemã. Na época, Bertholdo era membro do Conselho de Administração de Itaipu. A revista publicou um diálogo de Roberto Bertholdo, considerado um dos “operadores” do mensalão no PMDB, com seu sócio de escritório, no qual ele teria protestado contra a não divisão da propina — que teria sido embolsada por um executivo de Itaipu — com a bancada peemedebista.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!