Código do Graal

Autor de Código da Vinci é julgado por plágio em Londres

Autor

1 de março de 2006, 14h50

Dan Brown, autor do polêmico best seller O Código da Vinci, deve ser julgado na próxima terça-feira (7/3), em Londres. Ele é acusado de plagiar o livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, de Michael Baigent e Richard Leigh. As informações são do portal Estadao.com.br.

Baigent e Leigh afirmaram que Brown copiou a tese do livro deles, escrito em 1982, e publicado pela editora, Random House, a mesma editora de O Código da Vinci. No livro Baigent e Leigh defendem a tese de que Jesus sobreviveu à crucificação e casou com Maria Madalena. Segundo essa teoria, seus descendentes se casaram com reis franceses e há uma sociedade secreta na França que pretende repor essa linhagem não só no trono desse país, mas também de outras nações européias. Em seu livro, Dan Brown trata de uma idéia similar.

Na segunda sessão do julgamento, no Tribunal Superior de Justiça em Londres, o advogado que representa a editoria, John Baldwin, disse que Michael Baigent e Richard Leigh “pretendiam monopolizar uma informação que já é de domínio público”.

Ele acrescentou que em O Código da Vinci não aparecem as duas idéias centrais de O Santo Graal e a Linhagem Sagrada: a existência de uma sociedade secreta que pretende restaurar os descendentes de Jesus nos tronos europeus e o fato de que a crucificação de Jesus foi falsa e ele conseguiu sobreviver.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!