Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Prática judicial

Juiz Roberto Wanderley Nogueira lança livro nesta segunda-feira

O juiz federal da 1ª Vara de Pernambuco, Roberto Wanderley Nogueira, lança o livro O Problema da Razoabilidade e a Questão Judicial no foyer do salão do Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife antigo, nesta segunda-feira (29/5), às 19 horas. Durante o evento, o cientista político Michel Zaidan Filho ministrará uma palestra.

O livro de Nogueira teve origem na tese apresentada ao curso de pós-graduação de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Na avaliação de Zaidan Filho, “o autor incluiu no livro várias sentenças judiciais para ilustrar como é possível operar o sistema jurídico a favor da cidadania, a partir de critérios racionais (discursivos), ao contrário do caráter arbitrário e irracional das decisões monocráticas dos juízes”.

Ainda de acordo com o apresentador do livro, “isto não deve agradar a todos, mas impõe uma necessária e urgente discussão sobre o modus operandi da nossa magistratura para torná-la compatível com a democracia, à justiça e a racionalidade”.

Para Roberto Wanderley Nogueira, o livro pretende “equalizar a relação que há de existir entre a prática judicial e o princípio da razoabilidade”.

Revista Consultor Jurídico, 29 de maio de 2006, 15h01

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 06/06/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.