Saldo das rebeliões

Secretário da Administração Penitenciária de SP pede demissão

Autor

26 de maio de 2006, 12h47

O secretário da Administração Penitenciária do estado de São Paulo, Nagashi Furukawa, pediu demissão do cargo em audiência com o governador Cláudio Lembo na manhã desta sexta-feira (26/5). Ele ocupava o posto desde dezembro de 1999.

A saída de Furukawa ocorre uma semana após o termina da onda de rebeliões e ataques supostamente promovidos pela organização criminosa do PCC — Primeiro Comando da Capital em São Paulo. Divergências na condução do caso e na política da segurança pública no que diz respeito ao sistema carcerário teriam motivado o pedido de demissão.

O ex-secretário teve de enfrentar duas mega-rebeliões no estado. A primeira em fevereiro de 2001, em que 29 unidades prisionais no estado se rebelaram. No segundo movimento organizado de presos, foram 73 os presídios dominados pelos presidiários, sob o comando do PCC.

O secretário interino será Luiz Carlos Catirse, pedagogo, funcionário de carreira da Secretaria. Ex-diretor da Penitenciária de Casa Branca, atualmente Catirse é coordenador de unidades prisionais do Vale do Paraíba e litoral.

Leia o pedido de demissão

NAGASHI FURUKAWA, Secretário da Administração Penitenciária, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência para solicitar, em caráter irrevogável, exoneração do cargo que ocupa, por razões de natureza pessoal.

Salienta que foi uma honra servir ao Governo Paulista sob a direção de MÁRIO COVAS, GERALDO ALCKMIN e de Vossa Excelência.

Nestes Termos,

Pede deferimento.

São Paulo, 25 de maio de 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!