Tim-tim, por tim-tim

Acordo de hora extra só tem validade se for feito por escrito

Autor

26 de maio de 2006, 14h47

Acordo de hora de trabalho só tem validade se for feito por escrito. O entendimento é da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. Os ministros consideraram inválido o acordo firmado pela Cooperativa de Abastecimento do Vale do Itajaí com seus funcionários.

A cooperativa recorreu da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (Santa Catarina). De acordo com a segunda instância, “embora o contrato de trabalho possa primar pela informalidade, existem atos para os quais a lei exige forma especial, dentre eles o acordo de compensação de horas de trabalho, que conforme o entendimento majoritário, não pode ser tácito”.

Os juízes ainda ressaltaram que a validade do acordo de compensação de jornada precisa da intervenção do sindicato da categoria.

Adicional

No mesmo processo foi discutido o direito ao adicional de insalubridade para a empregada responsável pelo serviço de limpeza e higienização de supermercado. A empresa não pagava o adicional sob o argumento de que a empregada não tinha contato com agentes nocivos à saúde, pois utilizava equipamentos de proteção individual.

Em sua defesa, a empresa alegou que o trabalho desenvolvido pela autora da ação não se enquadrava na Norma Regulamentar do Ministério do Trabalho que define as atividades insalubres. A ministra relatora do processo, Maria Cristina Peduzzi, não considerou válida a argumentação da empresa, e manteve a decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, que mandou pagar o adicional.

Processo 792.173/2001.7

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!