Violência em SP

São Paulo sofre mais com boatos que com novos ataques

Autor

18 de maio de 2006, 11h37

Uma nova onda de boatos no início da noite de quarta-feira (17/5), de que criminosos que atuam dentro e fora dos presídios retomariam os ataques em todo o estado, causou intranqüilidade em São Paulo.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos teve a segurança reforçada pela Aeronáutica e universidades suspenderam aulas. A Viação Consórcio 7 de Ônibus, que atua na Zona Sul de São Paulo, recolheu os veículos para evitar mais perdas. Perueiros teriam se aproveitado do momento e pago um bandido para queimar ônibus na Zona Norte.

Houve muita desinformação. O principal boato dizia que “tinham matado a mãe do Marcola”, o líder do PCC. O boato também assumiu outras formas como “mataram o irmão do Marcola ou assassinaram a cunhada do Marcola”. O boato dizia que, por causa disso, a facção criminosa retomaria os ataques. “A tendência da situação é de estabilidade”, disse o delegado-geral Marco Antônio Desgualdo, na tentativa de rebater acalmar a população às 18 horas.

Números da violência

Oito ônibus foram incendiados — sete na Grande São Paulo e um no interior do estado. A Polícia prendeu Rodrigo Melo Farias, de 20 anos. Ele ateou fogo em um veículo da empresa Sambaíba, que fazia a linha Parque Edu Chaves-Vila Madalena, na capital. Farias contou que havia recebido R$ 3 mil de perueiros para incendiar três ônibus.

Segundo informações da Polícia, em Osasco, na Grande São Paulo, houve um ataque à sede da 1ª Companhia do 42º Batalhão da PM, mas nenhum policial ficou ferido. Dez homens armados tentaram invadir o batalhão e um deles foi morto.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (17/5) balanço com os números atualizados das agressões supostamente cometidas por membros do Primeiro Comando da Capital.

Até o momento, foram registradas 281 ocorrências, foram presos 122 suspeitos e apreendidas 134 armas. Os confrontos resultaram em 138 mortes, das quais 41 de agentes de segurança pública e 97 civis. Entre os civis mortos, 93 são apontados pela Secretaria de Segurança Pública como suspeitos de participar dos ataques ou de ligações com o PCC.

Balanço parcial das ocorrências da SSP: atualizado às 18 horas desta quarta-feira, dia 17

• OCORRÊNCIAS: 281

– Ônibus: 82

– 54 ataques a casa de policiais

– Bancos e caixas eletrônicos: 17

– Garagem de ônibus: 1

– Estação de Metrô: 1

• MORTOS: 138

– Civis: 97

– Policiais militares: 23

– Policiais civis: 7

– Guardas municipais: 3

– Agentes penitenciários: 8

• PRESOS: 122

• ARMAS APREENDIDAS: 134

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!