Livre de contribuição

Não incide INSS sobre aviso prévio indenizado, reafirma TST

Autor

18 de maio de 2006, 12h44

Não incide contribuição previdenciária sobre os valores correspondentes ao aviso prévio indenizado. A decisão é da 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que negou Agravo de Instrumento do INSS — Instituto Nacional do Seguro Social. A hipótese de recolhimento da contribuição foi afastada diante da natureza estritamente indenizatória da parcela paga ao trabalhador.

O objetivo do INSS era o de obter, no TST, o reconhecimento da incidência da contribuição sobre o aviso prévio indenizado de um ex-empregado da Satipel Industrial. A cobrança foi afastada pela primeira instância trabalhista gaúcha e, depois, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul).

O entendimento da segunda instância foi o da inviabilidade do recolhimento sobre a parcela indenizatória. “Registre-se, por oportuno, que não vinga a tese da natureza salarial do aviso prévio indenizado, pois consoante a alínea “f” do inciso V, do parágrafo 9º, do artigo 214 do Decreto 3.048/99 referida parcela não integra o salário de contribuição, portanto não há falar em incidência de contribuição previdenciária”, considerou o TRT gaúcho.

A decisão foi questionada pelo INSS com base no Código Tributário Nacional (artigos 116 e 123). A regra limita a liberdade das partes para a transação das parcelas do contrato de trabalho. O INSS argumentou, ainda, que a isenção da contribuição previdenciária sobre o aviso prévio indenizado foi afastada pela Lei 8.212 de 1991.

No TST, o relator, juiz convocado Guilherme Bastos, não acolheu os argumentos. “Recorde-se que o Decreto 3.048/99, o qual regulamenta a lei mencionada, exclui a parcela aviso prévio do salário de contribuição. Sabe-se que o decreto não pode contrariar a lei a qual regulamenta, até em obediência à hierarquia entre as fontes formais de direito, entretanto, repita-se, a lei é silente”, explicou o relator.

“Como o aviso prévio indenizado não cuida de retribuição ao trabalho prestado, tampouco de compensação por tempo à disposição do empregador, configurando-se em indenização pelo serviço não prestado, resta evidente a sua natureza não-salarial, pois não há salário sem trabalho efetivamente prestado”, concluiu.

AIRR 154/2003-731-04-40.0

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!