Execução penal

Melhora do sistema penitenciário passa por reforma da lei

Autor

17 de maio de 2006, 19h50

Quais são as medidas que devem ser tomadas para melhorar as condições do sistema penitenciário? A pergunta foi feita a Ana Lúcia Menezes Vieira, da Promotoria de Execuções Criminais de São Paulo, e a resposta não surpreendeu: o problema está na Lei de Execuções Penais.

Pelo atual sistema, “a execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.” — artigo 1º, da Lei 7.210/1984. Na prática, porém, a pena cumpre todas as funções, menos a de recuperar o condenado. “Se o preso é tratado dentro da cadeia como um animal, ele não pode sair de lá agindo como um ser humano”, defende Ana Lúcia.

Na opinião da promotora o que precisa ser feito é uma mudança na Lei de Execuções Penais, “porque é muito branda e ineficaz”. “Hoje, para que o preso vá do regime fechado para o semi-aberto basta que tenha boa conduta carcerária. Ocorre que o regime semi-aberto é extremamente aberto e abre grande possibilidade de fuga, por exemplo. Até o ano de 2003, a Secretaria de Administração Penitenciária era obrigada a produzir um laudo psicológico para permitir a progressão. Ou seja, ficou mais fácil a saída de um preso que nós nem sabemos se tem condições de estar na rua”.

Para a promotora, outro problema é o uso do celular dentro dos presídios. Há uma portaria da Administração Penitenciária de São Paulo que classifica o uso como falta grave, mas não existe lei regulamentando a norma. E, por não estar na lei, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu que a posse desse aparelho não pode impedir que o preso tenha direito a compensar os dias trabalhados dentro do presídio, ou seja, que possa perder os dias contados para remissão da pena.

“Quais são as conseqüências de uma falta grave? A perda de benefícios internos, certo? A decisão do STJ, abrindo um precedente deste tamanho, mais tarde, vai justificar os argumentos dos presos”, explica a promotora.

Mais uma medida que precisa ser tomada, na opinião de Ana Lúcia, é reduzir o número de visitantes e acabar com a visita íntima. “A maioria dos colegas das promotorias de execuções penais concorda comigo. A visita íntima facilita a entrada de qualquer tipo de objeto dentro do presídio”.

“Para que realmente haja alguma disciplina, é preciso que o Estado dê dignidade ao preso. Não é porque está preso, que tem de viver sem dignidade. Ele precisa comer uma comida decente, dividir celas com o menor número de pessoas possível, trabalhar e estudar dentro da cadeia. A pena tem de ter o fim de reeducar o condenado e não de provocar o contrário”, afirma Ana Lúcia.

Trabalho de formiguinha

Uma das obrigações da Promotoria de Execuções Criminais é a de fiscalizar as condições dos presídios. Ana Lúcia admite que o alcance do trabalho ainda é muito pequeno, mas tem gerado resultados.

“Quando vemos a falta de materiais, ou outra deficiência, oficiamos a Secretaria de Administração Penitenciária, ou órgão competente. Nossa tarefa é provocar o Estado para que tome as devidas providências. Além disso, a promotoria, junto com o Ministério Público, propôs Projeto de Lei que já tramita há anos na Câmara, para rever alguns pontos da LEP e para que a utilização da videoconferência seja tornada lei”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!