Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Quase ministra

CCJ do Senado aprova nome de Cármen Lúcia para o STF

A indicação do nome de Cármen Lúcia Antunes Rocha para assumir o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal foi aprovada, por unanimidade, na sabatina feita nesta quarta-feira (17/5) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Agora, seu nome será submetido à aprovação pelo plenário. Aprovado, a nova ministra será nomeada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A mineira Cármen Lúcia Antunes Rocha tem 50 anos e foi aluna do ministro aposentado Carlos Velloso. É professora de Direito Constitucional da PUC de Minas Gerais, onde graduou-se. Guerreira, ela é conhecida por sua atuação eloqüente nas comissões da OAB Nacional e em movimentos pela reforma política e moralidade eleitoral. Foi procuradora-geral do estado de Minas Gerais no governo Itamar Franco.

Com a indicação, Cármen Lúcia será a segunda mulher a ocupar uma cadeira na mais alta corte de Justiça do país e a terceira representante de Minas na atual composição do tribunal. A procuradora produziu, durante o governo Fernando Henrique, alguns dos mais contundentes pareceres contra medidas adotadas pelo governo federal.

Já publicou, dentre outros livros, Direitos de e para todos, Perspectivas do Direito Público, Constituição e Segurança Jurídica e O Direito à Vida Digna. No final do ano passado, Cármen Lúcia coordenou o Fórum pela Moralidade Eleitoral como integrante da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB.

Revista Consultor Jurídico, 17 de maio de 2006, 13h08

Comentários de leitores

2 comentários

Parabenizo a professora Carmem Lúcia por mais e...

paula (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

Parabenizo a professora Carmem Lúcia por mais esta conquista. Na qualidade de ex aluna tive a oportunidade de conhecer o seu trabalho e sei que como Ministra do Supremo terá condições de ajudar o Brasil, face ao seu vasto connhecimento jurídico e competência. Que neste novo cargo ela seja muito feliz.

Se houve muito bem o presidente Lula, ao indica...

Luís da Velosa (Advogado Autônomo)

Se houve muito bem o presidente Lula, ao indicar a profª Cármen Lúcia Antunes Rocha para ocupar o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal. Durante a sabatina na CCJ do Senado Federal, a profª Cármen Lúcia respondeu às perguntas das senhoras e senhores senadores, revelando a sua reconhecida capacidade intelectual e profundo humanismo. Aliás, foi uma das mais concorridas arguições, portanto, de parabéns a ministra e a Suprema Corte.

Comentários encerrados em 25/05/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.