Violência em São Paulo

Balanço da violênica: mortos em São Paulo chegam a 115

Autor

16 de maio de 2006, 16h07

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo fechou mais um balanço com o número das agressões atribuídas à facção criminosa Primeiro Comando da Capital contra instituições públicas, privadas e agentes de segurança iniciadas na última sexta-feira (12/5).

Os números atualizados até às 13h30 desta terça-feira (16/5) dão conta de 251 ataques, 115 suspeitos presos e outros 71 mortos. Foram apreendias 113 armas. Entre os agentes de segurança os números indicam 40 mortos e 37 feridos. Além disso foram mortas 4 pessoas não diretamente relacionadas com os atosdeviolência e outras 16 ficaram feridas.

Entre os números

Um dos suspeitos presos nesta terça-feira é Lourival Silva de Paula, apontado pela polícia como o coordenador dos ataques do PCC em São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Lourival foi preso quando usava um telefone público na região de Americanópolis, zona sul da capital paulista. Ele já cumpriu pena por roubo e formação de quadrilha. Com o suspeito, os policiais apreenderam uma agenda com telefones de integrantes do PCC.

Um clube onde eram promovidos bailes funks, na periferia de São José dos Campos, Vale do Paraíba, foi localizado nesta manhã pela Polícia civil e apontado como sede do PCC na região. No local havia armas, munições, carregadores e oito rádios de comunicação HT. Duas pessoas suspeitas de integrar a facção foram presas.

Nas paredes do clube, chamado Planeta Show, havia frases como “sede do PCC”, “promotor vai morrer”, além de xingamentos à polícia. A descoberta foi feita por policiais da Delegacia de Investigações Gerais de São José dos Campos, onde os dois acusados prestam depoimento. A informação é dos repórteres Paulo R. Zulino e Simone Menocchi do portal Estadao,.

Balanço das ocorrências

• TOTAL DAS AGRESSÕES: 251

– Ônibus: 80

– Bancos: 15

– Garage de ônibus: 1

– Estação de Metrô: 1

• VÍTIMAS FATAIS: 115

– Policial Militar: 23

– Policial Civil: 6

– Guarda Metropolitano: 3

– Agente Penitenciário: 8

– Suspeitos: 71

– Cidadão: 4

• FERIDOS: 53

– Policial Militar: 22

– Policial Civil: 6

– Guarda Metropolitano: 8

– Agente Penitenciário: 1

– Cidadão: 16

• SUSPEITOS PRESOS: 115

• ARMAS APREENDIDAS: 113

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!