Dias de fúria

Onda de violência urbana atinge outros estados

Autor

15 de maio de 2006, 12h38

A violência provocada por criminosos em São Paulo alastrou-se por outros estados. No Paraná, 700 presos se rebelaram em quatro presídios do oeste do estado e em Mato Grosso do Sul, 180 visitantes são mantidos reféns em quatro penitenciárias onde os presos também se rebelaram. Na manhã desta segunda-feira (15/5), um preso foi decaptiado. No estado da Bahia duas pessoas morreram em ataque a ônibus. A informação é do portal Terra.

O preso decapitado cumpria pena por cinco homicídios. Na manhã do domingo (14/5), quatro penitenciárias iniciaram rebeliões no Mato Grosso do Sul: Corumbá, Três Lagoas e os presídios de segurança máxima Harry Amorim Costa, em Dourados, e de Campo Grande. Em todas elas, agentes penitenciários são feitos reféns. Cerca de 180 visitantes permanecem retidos no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima, entre eles cerca de 50 crianças que estavam ontem de manhã no local em visita excepcionalmente permitida em razão do Dia das Mães.

Por volta das 10h, terminou a rebelião na penitenciária de Corumbá, MS, com a liberação dos reféns. Dois presos foram mortos, um teve os olhos arrancados e foi degolado. Segundo informações da Jovem Pan, o Primeiro Comando da Capital (PCC) teria determinado a rebelião na penitenciária.

Paraná

No Paraná, os presos se rebelaram nas penitenciárias de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand e Foz do Iguaçu. As três primeiras foram controladas; em Foz do Iguaçu a situação ainda é tensa. Um preso que era mantido refém se atirou do telhado. Na madrugada desta segunda, os detentos incendiaram os colchões do presídio de Foz do Iguaçu. Até às 9h, 700 presos estavam rebelados.

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná divulgou na noite de ontem uma nota afirmando que as rebeliões não têm ligação com os movimentos que acontecem em São Paulo.

Bahia

Durante a noite do domingo, duas pessoas morreram e seis suspeitos foram presos em ataque a três ônibus na cidade de Itabuna, na Bahia. Os criminosos assaltaram os passageiros e atearam fogo no ônibus.

Também em Belo Horizonte, dois ônibus foram incendiados, mas as autoridades descartam que possa haver ligação com os atos de violência de São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!