Quadro completo

Ministro Carlos Ayres Britto toma posse no TSE

Autor

11 de maio de 2006, 20h11

O ministro Carlos Ayres Britto é o mais novo membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral. Com a sua entrada, a composição do TSE está completa. Ele foi eleito no último dia 3 de maio para ocupar a vaga deixada pelo ministro Gilmar Mendes, que assumiu a vice-presidência do Supremo Tribunal Federal, em abril deste ano. A cerimônia de posse foi realizada nesta quinta-feira (11/5).

Nascido na cidade de Propriá, em Sergipe, Carlos Ayres Britto tem 63 anos e cinco filhos. Em 1966, se formou em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Depois, se especializou em Direito Público e Privado e se fez mestre em Direito do Estado pela PUC-SP. O ministro recebeu título de doutor em Direito Constitucional também pela PUC paulista.

Ao longo da carreira, o ministro exerceu o magistério em várias universidades, inclusive dando aula nos cursos de graduação e pós-graduação. Também exerceu a advocacia e alguns cargos públicos em Sergipe, como o de consultor-geral do estado, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas. Em junho de 2003, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ilmar Galvão.

Poeta, o ministro Carlos Ayres Britto é membro da Academia Sergipana de Letras e já publicou cinco livros de ficção.

Conforme o artigo 119 da Constituição Federal, a composição do TSE é feita a partir da eleição, por meio de voto secreto, de três juízes dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal; outros dois juízes dentre os ministros do Superior Tribunal de Justiça e, ainda, por nomeação do presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados indicados pelo Supremo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!