Mulheres em alta

Cristina Gonçalves é a primeira defensora-geral de São Paulo

Autor

11 de maio de 2006, 16h55

A Defensoria Pública de São Paulo começará a ser estruturada pelas mãos de uma mulher. Cristina Guelfi Gonçalves foi nomeada a primeira defensora pública-geral do estado de São Paulo, nesta quinta-feira (11/5), pelo governador Cláudio Lembo.

A posse deverá ser em breve, mas a data ainda não foi confirmada. Após ser empossada, ela terá 30 dias para abrir concurso público para preencher os 313 cargos vagos de defensor.

Cristina era a terceira integrante da lista tríplice indicada pelos primeiros defensores públicos do estado e concorria ao cargo com Vitore Maximiano e Pedro Giberti. Ela é formada em Direito pela USP em 1993 e especialista em família. Desde seu ingresso na Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, atuou na assistência judiciária e trabalhou no Foro Regional de São Miguel Paulista, Santana, Jabaquara e atualmente no Foro Central na área de família.

Foi conselheira da Procuradoria do Estado de 2002 a 2004 e participou desde o início do Movimento pela criação da Defensoria Pública, que reúne 440 entidades da sociedade civil. A primeira defensora pública-geral pretende investir com mais atenção nos núcleos previstos para a área cível e de família, com o trabalho multidisciplinar e o auxílio de psicólogos principalmente nas questões que envolvem crianças e pensão alimentícia. “Por ser o primeiro mandato, é um momento de estruturação da carreira, para que a Defensoria em São Paulo finalmente saia do papel.”

A Apadep — Associação Paulista dos Defensores Públicos afirmou que apesar de não ter sido feita vontade da maioria, já que 81,7% dos votos dos procuradores do estado foi para Vitore Maximiano, a entidade manifesta total apoio a Cristina Gonçalves e acredita que ela unifica a carreira, pois conta com a confiança de todos os defensores e será capaz de conduzir a instituição, tornando-a forte e atuante. Na eleição promovida pelos procuradores do estado no dia 2 de maio último, Pedro Giberti ficou em segundo lugar com 10,3% e em terceiro Cristina Guelfi Gonçalves com 8,2%.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!