O PSDB entrou com representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Tribunal Superior Eleitoral, alegando que ele fez propaganda eleitoral antecipada no discurso em comemoração ao Dia do Trabalho. A representação foi protocolada nesta quinta-feira (4/5).
O PSDB transcreve o pronunciamento feito pelo presidente no dia 30 de abril, em rede nacional de rádio e TV, para alegar “evidente realização de propaganda pessoal e desvirtuamento do escopo legal”. Segundo o partido, o presidente “propôs aos espectadores da televisão e ouvintes do rádio uma comparação entre os governos anteriores e o atual, fazendo aberta promoção política deste último”.
Na representação, o PSDB pede que seja aplicada ao presidente da República a multa prevista no parágrafo 3º do artigo 36 da Lei 9.504, no valor de 20 mil a 50 mil Ufir — Unidade Fiscal de Referência. O artigo 36 determina que a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.
O relator da representação é o ministro Marcelo Ribeiro. Apenas este ano, o PSDB já apresentou ao menos dez representação contra Lula ao TSE.
RP 914
Comentários de leitores
3 comentários
Bira (Industrial)
Certa está a oposição. A lei é bem clara, porque lula não quer atende-la?. Vivemos numa ditadura ou anarquia?
Elton Fernandes (Advogado Sócio de Escritório - Civil)
É... o PSDB vai ter que engolir do seu próprio veneno... isso sim...
Comentarista (Outros)
Os tucanos estão corretíssimos. O melhor negócio é brigar no tapetão mesmo, haja vista que o picolézinho de chuchu não emplacou. Pena que o povo pouco se importa com o tapetão, e, a cada dia que passa, o Lulinha cresce mais e demonstra que certamente será reeleito no primeiro turno...
Comentários encerrados em 13/05/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.